Apoio, Extensão e Serviços

Assessoria de Comunicação Institucional – ACI

A Assessoria de Comunicação Institucional (ACI) é responsável pela comunicação jornalística interna e externa da Universidade e pela preparação de gestores para relacionamento com a mídia.

Cabe aos jornalistas atender diariamente a imprensa de todo o país, indicando professores e pesquisadores para repercutirem fatos de relevância política, social e econômica por meio de entrevistas.

A equipe também é responsável pela produção e gerenciamento do conteúdo jornalístico divulgado no site da Universidade, produção do jornal mensal PUC-SP em Notícias e do boletim eletrônico diário Acontece na PUC-SP, encaminhado a estudantes, professores e funcionários. A ACI é ainda responsável pelo gerenciamento e produção de conteúdo diário para as redes sociais da PUC-SP no Facebook, Instagram e Twitter, alcançando quase 50 mil internautas.

A ACI está localizada na sala T-34 (térreo, Prédio Sede, campus Monte Alegre). Informações pelo telefone (11) 3670-8002, imprensa@pucsp.br e pelo site www.pucsp.br/assessoria-de-comunicacao-institucional

Ambulatório Médico

O ambulatório médico funciona na sala S-14 do prédio velho e atende estudantes, professores e funcionários. Atende primeiros socorros, faz curativos, além de serem fornecidos gratuitamente medicamentos em casos de emergência.

ARII – Assessoria de Relações Institucionais e Internacionais

A cooperação Internacional tem se firmado como um dos grandes diferenciais da PUC-SP. Várias atividades internacionais ocorrem regularmente na Universidade, como eventos internacionais, pesquisas em colaboração com instituições estrangeiras e intercâmbio de estudantes e professores. A PUC-SP possui convênios com 181 instituições no exterior, em 44 países.

Estudantes de graduação da PUC-SP podem realizar, durante um semestre acadêmico, intercâmbio de estudos em prestigiosas instituições de ensino superior de diversos países, com possibilidade de aproveitamento de disciplinas. Podem também conviver com estudantes de diversas nacionalidades, que realizam estudos na PUC-SP.

Além do intercâmbio semestral, o estudante de graduação da PUC-SP pode se beneficiar de várias oportunidades de experiências internacionais, como o programa de duplo diploma (para estudantes do curso de Relações Internacionais), cursos de curta duração e de idiomas no exterior, visitas técnicas e estágios internacionais.

Campus Perdizes

Sala P67 - 1º andar - Edifício Cardeal Mota
Horário de funcionamento: 2ª a 6ª-feira, das 9h às 19h
Tel.: (11) 3670.8011/8498
Email: dci-arii@pucsp.br
Site: www.pucsp.br/arii


Bibliotecas

Nas sete unidades que mantém, e que integram o sistema de bibliotecas da PUC-SP, a Universidade se responsabiliza pela preservação, atualização e difusão do conteúdo de um dos mais completos acervos do país em títulos e diversidade, cujo valor histórico e cultural pode ser qualificado como inestimável. A presença de obras raras, que remontam aos séculos XVII e XVIII, convive com as facilidades viabilizadas pela informática. Sem sair de casa, o usuário pode consultar, via internet, o Catálogo On-line, onde estão cadastrados livros, teses, dissertações, monografias, periódicos, CD, VHS e DVD, interligando os acervos existentes em todas as unidades deste Sistema, por meio de um programa específico para gerenciamento de bibliotecas. O acesso é feito pelo endereço www.pucsp.br/biblioteca. Esse programa proporciona, ainda, ao usuário realizar a renovação de empréstimos e reserva de itens; bem como receber avisos da data de devolução, do empréstimo em atraso e de reserva disponível.

Os acervos de suas bibliotecas contam com cerca de 742.400 volumes em diferentes suportes e dentre esses 8.883 títulos de periódicos. A biblioteca do Campus Monte Alegre mantém Coleções Especiais provenientes de acervos particulares de renomadas personalidades do meio acadêmico ou de relevante atuação na vida pública. Destacamos as doações do Dr. Hélio Bicudo que contêm livros e vasta documentação reunida durante sua trajetória profissional ressaltando a área de Direitos Humanos.

A partir do portal da biblioteca, também é possível acessar bases de dados de publicações da Universidade, como: revistas eletrônicas; Biblioteca Digital Sapientia que contém a versão eletrônica das dissertações e teses que são defendidas na Universidade. Além das bases locais oferece também o acesso integral ao Portal de Periódicos da Capes que é uma biblioteca virtual que reúne e disponibiliza a instituições de ensino e pesquisa no Brasil o melhor da produção científica internacional. Ele conta com um acervo de 31 mil títulos com texto completo, 130 bases referenciais, seis bases dedicadas exclusivamente a patentes, além de livros, enciclopédias e obras de referência, normas técnicas, estatísticas e conteúdo audiovisual.

As bibliotecas trabalham no sentido de atenderem aos diversos segmentos da comunidade, oferecendo os serviços:

  • Empréstimo domiciliar restrito a usuários ligados à PUC-SP;
  • Empréstimo entre Bibliotecas (EEB) com outras Instituições;
  • Normalização bibliográfica;
  • Levantamento bibliográfico;
  • Treinamento dos recursos informacionais;
  • Visita monitorada;
  • Comutação bibliográfica;
  • SCAD;
  • Atendimento específico aos portadores de necessidades especiais, entre outros.

Assim como o serviço de malote que é uma cooperação entre as bibliotecas do Sistema no sentido de suprir e facilitar a demanda dos usuários de cada Campus, esse serviço é restrito aos professores e estudantes da PUC-SP.

Centro de Documentação e Informação Científica da PUC-SP – CEDIC

O CEDIC foi criado em 5 de setembro de 1980, como o Centro de Documentação da PUC-SP, com a finalidade de apoiar a pesquisa, o ensino e a extensão. Constitui-se num espaço de preservação de diferentes tendências e expressões da memória social brasileira.

Seu acervo - parte do qual já foi nominada patrimônio da América Latina - encontra-se aberto para consulta a todos os estudantes e pesquisadores da PUC-SP, bem como ao público em geral. De natureza diversificada e com temáticas abrangentes, seu acervo reúne uma vasta documentação sobre a história e a organização da sociedade brasileira, suas relações com a América Latina e Central. São conjuntos documentais textuais, iconográficos e sonoros produzidos por movimentos sociais ligados à Igreja, movimentos estudantis, culturais, urbanos e rurais, de educação e por direitos humanos, além dos gerados pelas atividades e projetos acadêmicos da própria PUC-SP, correspondendo a mais de 900 mil itens.

Além disso, o CEDIC presta serviços especializados de microfilmagem, digitalização de documentos e masterização de depoimentos orais. Oferece ainda cursos e estágios, estes últimos particularmente voltados para estudantes de Graduação da PUC-SP, capacitando-os para atuar na área de preservação do patrimônio documental.

Para informações mais detalhadas, consulte nossa página na Internet: www.pucsp.br/cedic.

Clínica Psicológica

A Clínica Psicológica "Ana Maria Poppovic" da Faculdade de Ciência Humanas e da Saúde da PUC-SP é uma clínica de serviços à comunidade: oferece trabalhos clínicos (diagnóstico, orientação, psicoterapia, encaminhamento) às pessoas de todas as idades, individualmente ou em grupo, família e casal, em diversas modalidades e abordagens de atendimento, com intervenções na comunidade e em outras instituições.

Ao mesmo tempo em que responde às demandas da população e instituições, é o lócus da formação clínica dos estagiários do Curso de Psicologia da Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da PUC-SP, psicólogos inscritos no Aprimoramento Profissional Clínico-Institucional, de estudantes do Curso de Serviço Social e dos profissionais que se reciclam cursando a Especialização em Psicopedagogia ou em Terapia Familiar e de Casal, oferecidas pela COGEAE (Coordenadoria Geral de Especialização, Aperfeiçoamento e Extensão) da PUC-SP.

A Clínica Psicológica “Ana Maria Poppovic", como clínica de ensino e serviço, tem por objetivo dar suporte à integração da formação acadêmica, prestação de serviços e pesquisas.

Comissão Própria de Avaliação

A Comissão Própria de Avaliação (CPA) é responsável pela coordenação da autoavaliação institucional da Universidade. Foi instituída pelo Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior (SINAES) – Lei Federal 10861/2004 –, que definiu sua criação em todas as instituições de ensino superior do país. Na PUC-SP, a CPA instalou-se em 2004, e é formada por docentes, estudantes, funcionários e representantes da sociedade civil.

A autoavaliação institucional, como previsto pela referida Lei, é um processo permanente de análise e reflexão sobre todas as dimensões da Instituição, como Ensino, Pesquisa, Políticas de pessoal, Infraestrutura, Organização e Gestão, entre outras. Há espaço para participação de toda comunidade puquiana em diferentes situações de coleta de dados para reafirmar a condição de excelência da Universidade.

Informações sobre a CPA da PUC-SP e sobre os trabalhos de autoavaliação institucional realizados constam do endereço: www.pucsp.br/cpa

Coordenadoria de Concursos e Vestibulares

Responsável pela elaboração de projetos ligados a vestibulares e a concursos em geral, com mais de 15 anos de experiência, presta serviços a várias instituições de ensino e procura inovar nessa área buscando sempre atender, da melhor forma possível, tanto as instituições que nos solicitam quanto aos candidatos.

Nessa perspectiva, inclui-se a elaboração das provas que objetivam medir mais as competências e habilidades adquiridas do que o conhecimento acumulado, fazendo com que o candidato tenha um desempenho mais condizente com as necessidades do mundo moderno. Acesse www.vestibular.pucsp.br, para maiores informações.

Educ

A EDUC – Editora da PUC-SP – atua com o objetivo de difundir a produção universitária e de intervir nos debates mais amplos da sociedade. Com projeto próprio, pretende colaborar com o projeto acadêmico da Universidade, fortalecendo uma linha editorial que represente a PUC-SP, no que a caracteriza como universidade comprometida ao mesmo tempo com a qualidade de sua pesquisa e ensino e com sua responsabilidade social. Para tanto, publica livros – de autores com filiações diversas e de diferentes áreas de atuação – e revistas científicas, divulgando o conhecimento produzido na Universidade e trazendo para dentro dela debates que se colocam na sociedade. A fim de acompanhar a tendência do livro virtual, deu início, em 2013, à comercialização de alguns de seus livros também na versão eletrônica (e-book). Suas publicações são comercializadas através dos sites das livrarias Cia dos Livros, Saraiva e Cultura, entre outras, bem como pelo “Espaço Educ”, situado no térreo do Prédio Novo. Esse Espaço, além de vender livros da Educ, traz, a cada semana, uma editora diferente que expõe e vende seus títulos sempre com descontos importantes.

Acesse www.pucsp.br/educ, para maiores informações e para conhecer nosso Catálogo de publicações. Curta nossa página no Facebook: Educ – Editora da PUC-SP.

Escritório Modelo "Dom Paulo Evaristo Arns"

Núcleo de Prática Jurídica da Faculdade de Direito da PUC-SP
Assessoria Jurídica Popular - Assistência Jurídica Gratuita - Mediação de Conflitos

O Escritório Modelo "Dom Paulo Evaristo Arns,, Unidade de Prática Jurídica da Faculdade de Direito da PUC-SP, disponibiliza serviços jurídicos gratuitos à população desfavorecida social e economicamente.

Desenvolve projetos de natureza social e atua fortemente em diversas comunidades na defesa de questões/causas coletivas, fomentando políticas públicas - especialmente relacionadas às "minorias" sociais - num trabalho de diálogo direto com o Poder Público.

Presta Assessoria Jurídica Popular, Assistência Jurídica Gratuita e faz Mediação de Conflitos.

Sua atuação tem como base a proteção, a garantia e a conscientização de Direitos, no contato direto com a população e com o aluno, através da prática multiprofissional e interdisciplinar. Veículo importante de difusão do conhecimento acadêmico, no auxílio real do exercício da cidadania.

Coordenado por professores da Faculdade de Direito, auxiliados por estudantes/estagiários, acompanhados por uma equipe altamente qualificada de advogados orientadores, oferece também apoio e atendimento psicológico e social. Orientar, assessorar, defender, mediar e postular em juízo em prol da população socialmente vulnerável são os objetivos do Escritório Modelo.

Alinha-se com os princípios da dignidade humana e da sustentabilidade planetária, busca meios de erradicação das desigualdades sociais e promove a convivência pacífica e harmônica entre os indivíduos.

Com 22.667 ações judiciais propostas e 65 comunidades atendidas, beneficiando mais de 46.647 famílias, é reconhecidamente um dos maiores polos de provocação judicial para defesa e realização de direitos no Brasil.

Favorecer o amplo acesso à Justiça é sua meta principal.

Horário de Atendimento:
2ª a 6ª feira: 13h30 às 15h30

Horário de Funcionamento:
2ª a 6ª feira: 8h00 às 18h00

Endereço:
Rua João Ramalho, 295
Perdizes - São Paulo - SP
CEP: 05008-001
E-mail:esc.modelo@pucsp.br
Telefones: (11) 3873 3200 / 3873 5789
Fax: (11) 3862-9778
Página: www.escritoriomodelo.pucsp.br

Laboratórios

Diversas áreas de ensino e pesquisa, na graduação e pós-graduação, contam, na PUC-SP, com um conjunto de Laboratórios que abrange as áreas de Línguas, Jornalismo, Computação, Comunicação e Semiótica, Física, Anatomia, Biologia, Enfermagem, Medicina, Engenharia Elétrica e Informática.

A Divisão de Tecnologia da Informação - DTI, localizado no subsolo do Edifício Reitor Bandeira de Mello , reúne salas de aula informatizadas e laboratórios voltados ao acesso à internet, que são disponibilizados a estudantes e professores.

NTC

O Núcleo de Trabalhos Comunitários desenvolve, junto aos segmentos excluídos da sociedade, projetos de ensino, pesquisa e extensão, como a implantação de brinquedotecas, alfabetização de jovens e adultos, programas de educação e apoio a crianças e adolescentes em situação de risco pessoal e social, além de estimular a formação de educadores populares e sociais, com base na filosofia freireana. Ouvidoria

A Ouvidoria da PUC-SP atende os membros da Comunidade Universitária estimulando a manutenção e contínuo aperfeiçoamento da natureza humanista da Instituição.

Acolhe a comunidade externa e interna (estudantes, professores e funcionários), realiza os encaminhamentos necessários e auxilia na resolução e prevenção de conflitos.

A Ouvidoria atua de forma isenta e independente, com caráter mediador e estratégico. É um importante agente para a melhoria e organização dos processos de trabalho da instituição. Além disso, caracteriza-se como um setor que busca favorecer o diálogo, promover a comunicação entre as instâncias da universidade, sendo um instrumento de democracia participativa e transparente.

Os princípios norteadores de seu atendimento são o respeito, a ética, a solidariedade e o sigilo.

Localização:
Sala TF-1 - Edifício Reitor Bandeira de Mello (Térreo do Prédio Novo) Horário de atendimento: das 9h às 21h.
Tel: (11) 3670-8083 / (11) 3670-8491
ouvidoria@pucsp.br
http://www.pucsp.br/ouvidoria/

Praça de Alimentação

O Restaurante Universitário do Campus Perdizes foi reinaugurado em junho de 2005, passando a funcionar nos moldes de uma Praça de Alimentação, com diferentes opções. O restaurante funciona no sistema de bufê (expresso e por quilo). Além dele, funcionam quiosques que oferecem serviços de lanchonete.

TV PUC

A TV PUC é o setor de produção audiovisual profissionalizada da PUC São Paulo. É uma das mais antigas e ativas TVs universitárias do Brasil. Sua equipe realiza programas de TV, vídeos e mídia interativa, para difusão ampla ou restrita.

A TV PUC tem produzido documentários e programas de TV para várias emissoras, levando adiante o espírito critico e a preocupação social tradicionais na PUC SP. Já ganhou muitos prêmios na área. Participa da gestão e programação de um canal de TV, o Canal Universitário de São Paulo www.cnu.org.br (que pode ser assistido na NET canal 11 e VIVO canal 71 ou 187 (Digital), na cidade de São Paulo. Em seu site http://tv.pucsp.br/puc/ publica boa parte de sua produção.

Sua posição estratégica na PUC SP entre os setores diretivos e os cursos de comunicação (Jornalismo, Multimeios, Publicidade e Propaganda, Artes do Corpo, programa de pós-graduação em Comunicação e Semiótica) faz com que a TV PUC intermedeie a relação com outras emissoras, tais como a TV Cultura e FUTURA

Junto com demais setores da PUC realiza, no âmbito interno, vídeos de cunho institucional e programas de TV para divulgação científica e de Educação a Distância.

DERDIC - Divisão de Educação e Reabilitação dos Distúrbios da Comunicação

A Derdic / PUC-SP – Divisão de Educação e Reabilitação dos Distúrbios da Comunicação, Unidade Suplementar da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, é um órgão subordinado à Fundação São Paulo (FUNDASP) e articulado academicamente à Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde. Tem como missão "educar surdos, prestar atendimento e tratamento a pessoas com alterações de audição, voz e linguagem, formar profissionais e realizar pesquisas para que todos os envolvidos nas atividades institucionais possam assumir o papel de agentes transformadores no processo de participação na sociedade."

Fundada em 1954, a Derdic, hoje, compreende a Escola de Educação Bilíngue para Surdos, a Clínica de Audição, Voz e Linguagem Prof. Dr. Mauro Spinelli e o Centro Audição na Criança. Seus 123 profissionais oferecem formação educacional e atendimento clínico de excelência a uma clientela majoritariamente de baixa renda. As atividades clínicas são realizadas através de convênio SUS, como Centro Especializado em Reabilitação (CER II) na Rede da Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo, para pacientes com deficiência auditiva e intelectual. Seus profissionais produzem pesquisa com padrão internacional e prestam assessoria a empresas, órgãos públicos e organizações afins.

A Escola atende 100 crianças e adolescentes surdos em programas de educação regular; 80 jovens surdos nos campos da orientação e qualificação profissional (Aprendiz Surdo) e uma média de 650 estudantes ouvintes e surdos em cursos livres de Língua Brasileira de Sinais. Na área clínica, a organização presta atendimento a 8 mil pacientes por ano e concede, por meio de convênio com o SUS, 2.400 aparelhos auditivos a pessoas de todas as faixas etárias.

Essas atividades fazem da Derdic um centro de referência em seus campos de atuação.

Visite nosso site: www.pucsp.br/derdic

 

Conecte-se à PUC-SP