Captação de Recursos em Organizações da Sociedade Civil: fontes, estratégias para a elaboração de um plano de mobilização

Apresentação 

Hoje em dia o chamado Terceiro Setor ou Organizações da Sociedade Civil – OSCs, busca profissionalizar os serviços de suas organizações sociais para que os trabalhos voltados às comunidades tenham mais qualidade. No entanto, gerir um projeto social com poucos recursos financeiros significa uma limitação no avanço da proposta de solidariedade das OSCs e para isso se faz importante o desenvolvimento de estudos que promovam o entendimento e a prática do processo total de mobilização de recursos bem como o provejam ferramentas e técnicas para iniciar uma captação de recursos efetiva.

Assim as OSCs procuram viabilizar a sua missão sócio ambiental atendendo pessoas em condição de vulnerabilidade social buscando aumentar o atendimento a demanda reprimida e trabalhando para aumentar as doações junto a pessoas jurídicas, físicas, setor público, bem como por meio de projetos de geração de renda pela mobilização de recursos humanos, financeiros, materiais, estruturais e de serviços, tarefa essa que carece de estudo e aperfeiçoamento. O curso irá auxiliar profissionais a melhorar sua atuação: com estudo da administração, marketing e comunicação eles irão tomar contato com o que leva pessoas e empresas a tornar-se doadores, irão agregar a essa proposta um plano de estratégias bem elaborado, assim terão subsídios para construir um plano de arrecadação de recursos bem-sucedido e obter melhores resultados.

Objetivo

Desenvolver competências que possibilitem uma visão estratégica e conceitual de aplicação da elaboração de plano estratégico para a captação de recursos das OSCs à medida que o participante vai absorvendo o conteúdo.

Público Alvo

Gestores de OSCs e pessoas que se interessam pelo Terceiro Setor, além de captadores de recursos.

Professor em Destaque

Michel Freller

Empreendedor social, palestrante, professor, consultor e facilitador. Administrador público formado pela Fundação Getúlio Vargas de São Paulo, mestre em Administração pela PUC-SP, com aperfeiçoamento em gestão, formatação de projetos e captação de recursos com e sem incentivos fiscais, tanto no Brasil, quanto no exterior. Participa ativamente de organizações sem fins lucrativos há mais de 20 anos. Tem participado de diversos encontros de fundraising em diferentes países. É professor na pós-graduação do SENAC, PUC-SP e de cursos livres na Diálogo Social. Conselheiro do Instituto Filantropia, do Juntos.com.vc, membro do comitê científico do festival ABCR (Associação Brasileira dos Captadores de Recursos) e fundador da Criando Consultoria Ltda.

 

Corpo Docente 

COORDENAÇÃO

Prof. Dr. Luciano A. Prates Junqueira

PROFESSORES

Prof. Ms. Michel Freller

Dados sujeitos a alterações.

Inscrição 
  1. Inscrição:após o cadastro de sua inscrição, serão gerados automaticamente um boleto e um comprovante de inscrição. Uma mensagem de confirmação será enviada para o seu endereço eletrônico.
  2. Matrícula:tão logo efetue o pagamento da inscrição, você receberá um segundo e-mail com o Contrato de Prestação de Serviços Educacionais, o Requerimento de Matrícula, a lista de documentos necessários e o boleto da primeira parcela do plano de pagamento.
  3. Efetivação de matrícula:após a confirmação do recebimento de todos os documentos e do pagamento da primeira parcela do plano, sua matrícula será efetivada..

PUC-SP Vila Mariana

Atendimento no Campus Consolação - Unidade COGEAE

TAXA DE INSCRIÇÃO

  • Taxa com desconto especial até 31/07 - R$ 60,00
    A partir de 1/08 – R$ 80,00

Para saber o valor total do curso, consulte na aba Investimento no menu vertical esquerdo.
Obs.: Não há devolução da taxa de inscrição.

Não há devolução da taxa de inscrição.

Documentos

  • Cópia do CPF, RG e comprovante de residência (com CEP)
  • Contrato de Prestação de Serviços Educacionais
  • Requerimento de Inscrição
  • Cópia autenticada do diploma para graduados e cópia autenticada do histórico escolar para os graduandos
  • 1 foto 3x4 recente

Os documentos deverão ser encaminhados via Correios (SEDEX ou carta registrada) ao Setor de Atendimento da COGEAE, situado na Rua da Consolação, 881 – 1º andar – Consolação - São Paulo/SP – CEP 01301-000, ou deverão ser entregues presencialmente em horário de atendimento, de segunda a sexta-feira, das 12h às 20h30, e aos sábados, das 8h às 12h30.

ATENÇÃO: A REALIZAÇÃO DO CURSO ESTÁ SUJEITA A NÚMERO MÍNIMO DE MATRICULADOS.

Caso o curso não se viabilize, você será avisado(a) com até 24 horas de antecedência à data prevista para o início das atividades.

Estrutura Didática 

Nas aulas daremos ênfase no diálogo, por meio de discussão em grupo e exercícios. Serão utilizados recursos multimídia, filmes. Para cada tópico será indicada bibliografia relacionada, a fim de fundamentar a discussão em sala. Ao final do curso, os alunos apresentarão um trabalho em grupo, com o plano estratégico para captação de recursos, aplicando os conceitos aprendidos no curso num caso real. Consiste na proposição de solução de um problema ou desafio real que uma ONG esteja enfrentando.

O trabalho integrado seguirá as seguintes etapas:

  • Apresentação de cases reais de palestras e relatórios de trabalho das organizações e seus desafios
  • Apresentação do plano estratégico sobre captação de recursos ao final do curso
Duração 
30 horas
Turmas e Horários 

Início: 18 de setembro de 2017
Término: 27 de novembro de 2017
Dia da semana: segunda-feira
Horário: das 19h30 às 22h30

Local 

Vila Mariana - Cogeae

Rua Afonso Celso, 671/711
Vila Mariana - São Paulo/SP
CEP: 01303-050

Atendimento ao aluno no Campus Consolação

Unidade COGEAE

Rua da Consolação, 881 - Consolação - São Paulo/SP
CEP: 01301-000
Telefone: (11) 3124-9600
Horário de atendimento: de segunda a sexta-feira, das 12h às 20h30, e   aos sábados, das 8h às 12h30
Central de atendimento telefônico: de segunda a sexta-feira, das 9h às   19h, e aos sábados, das 8h às 13h


 

Categoria 
Extensão
Situação 
Matrículas encerradas
Áreas de conhecimento 
Investimento 

Investimento total do curso

  • 6 parcelas de R$ 205,00

Se você faz parte da rede Colaboradores, após a conclusão de sua inscrição entre em contato conosco de 2ª a 6ª feira das 9h às 18h pelo telefone (11) 3124-9628 ou pelo e-mail: relacionamentocogeae@pucsp.br. Os documentos necessários para a concessão do desconto são: Carta Colaboradores, disponível no site https://colaboradores.com.br/ e Declaração de Vínculo de sua Empresa atualizada.

Conecte-se à PUC-SP