Captação de Recursos em Organizações da Sociedade Civil: fontes, estratégias para a elaboração de um plano de mobilização

Apresentação 

Hoje em dia o chamado Terceiro Setor ou Organizações da Sociedade Civil – OSCs, busca profissionalizar os serviços de suas organizações sociais para que os trabalhos voltados às comunidades tenham mais qualidade. No entanto, gerir um projeto social com poucos recursos financeiros significa uma limitação no avanço da proposta de solidariedade das OSCs e para isso se faz importante o desenvolvimento de estudos que promovam o entendimento e a prática do processo total de mobilização de recursos bem como o provejam ferramentas e técnicas para iniciar uma captação de recursos efetiva.

Assim as OSCs procuram viabilizar a sua missão sócio ambiental atendendo pessoas em condição de vulnerabilidade social buscando aumentar o atendimento a demanda reprimida e trabalhando para aumentar as doações junto a pessoas jurídicas, físicas, setor público, bem como por meio de projetos de geração de renda pela mobilização de recursos humanos, financeiros, materiais, estruturais e de serviços, tarefa essa que carece de estudo e aperfeiçoamento. O curso irá auxiliar profissionais a melhorar sua atuação: com estudo da administração, marketing e comunicação eles irão tomar contato com o que leva pessoas e empresas a tornar-se doadores, irão agregar a essa proposta um plano de estratégias bem elaborado, assim terão subsídios para construir um plano de arrecadação de recursos bem-sucedido e obter melhores resultados.

Objetivo

Desenvolver competências que possibilitem uma visão estratégica e conceitual de aplicação da elaboração de plano estratégico para a captação de recursos das OSCs à medida que o participante vai absorvendo o conteúdo.

Público Alvo

Gestores de OSCs e pessoas que se interessam pelo Terceiro Setor, além de captadores de recursos.

Professor em Destaque

Michel Freller

Empreendedor social, palestrante, professor, consultor e facilitador. Administrador público formado pela Fundação Getúlio Vargas de São Paulo, mestre em Administração pela PUC-SP, com aperfeiçoamento em gestão, formatação de projetos e captação de recursos com e sem incentivos fiscais, tanto no Brasil, quanto no exterior. Participa ativamente de organizações sem fins lucrativos há mais de 20 anos. Tem participado de diversos encontros de fundraising em diferentes países. É professor na pós-graduação do SENAC, PUC-SP e de cursos livres na Diálogo Social. Conselheiro do Instituto Filantropia, do Juntos.com.vc, membro do comitê científico do festival ABCR (Associação Brasileira dos Captadores de Recursos) e fundador da Criando Consultoria Ltda.

 

Corpo Docente 

COORDENAÇÃO

Prof. Dr. Luciano A. Prates Junqueira

PROFESSORES

Prof. Ms. Michel Freller

Dados sujeitos a alterações.

Inscrição 
  1. Inscrição: após o cadastro de sua inscrição no Portal de Inscrições, serão gerados automaticamente um boleto e um comprovante de inscrição. Uma mensagem de confirmação será enviada para o seu endereço eletrônico.
  2. Procedimentos de Matrícula: tão logo efetue o pagamento da inscrição, você receberá um segundo e-mail com o link de acesso ao Portal Educacional onde será gerado o boleto com a primeira parcela do plano de pagamento e o Contrato de Prestação de Serviços Educacionais para a celebração.
  3.  Em caso do responsável financeiro não ser o próprio aluno, deverá ser assinado o TERMO DE ADITAMENTO AO CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS pelo efetivo responsável, cujo documento deverá ser solicitado pelo seguinte e-mail: contasareceber@pucsp.br e  entregue pessoalmente nesse mesmo setor.
  4. Efetivação de matrícula:após o pagamento da primeira parcela do plano e o aceite nos Termos e Condições do Contrato de Prestação de Serviços Educacionais, sua matrícula será efetivada.
    Uma vez efetivada a matrícula você receberá as informações de acesso ao Portal Acadêmico do Aluno da PUC-SP no endereço eletrônico cadastrado.

PUC-SP Vila Mariana

Atendimento no Campus Consolação - Unidade COGEAE

TAXA DE INSCRIÇÃO

  • R$ 80,00
  • Não há devolução da taxa de inscrição.

Para saber o valor total do curso, consulte a aba Investimento, no menu vertical esquerdo, ressaltando que o valor está sujeito a reajustes nos termos da Lei 9.870/99.
 

Documentos

  • Cópia do CPF, RG e comprovante de residência (com CEP)
  • Cópia autenticada do Diploma de Graduação para graduados e cópia autenticada do Histórico Escolar para graduandos 
  • 1 foto 3x4 recente

Os documentos deverão ser anexados através do menu "Enviar Documentos" no Portal de Inscrições, no ato da inscrição. O aluno responsabiliza-se pela absoluta exatidão e veracidade  dos documentos anexados no Portal de Inscrições.

  •  (Você poderá verificar os documentos pendentes no menu "Doc. Pendentes" no Portal de Inscrições)
  • A REALIZAÇÃO DO CURSO ESTÁ SUJEITA A NÚMERO MÍNIMO DE MATRICULADOS.

Caso o curso não se viabilize, você será avisado(a) com antecedência à data prevista para o início das atividades. Somente neste caso, a taxa de inscrição e matrícula serão devolvidas.
Em caso de dúvidas entre em contato pelo e-mail: inscricaocogeae@pucsp.br

Estrutura Didática 

Nas aulas daremos ênfase no diálogo, por meio de discussão em grupo e exercícios. Serão utilizados recursos multimídia, filmes. Para cada tópico será indicada bibliografia relacionada, a fim de fundamentar a discussão em sala. Ao final do curso, os alunos apresentarão um trabalho em grupo, com o plano estratégico para captação de recursos, aplicando os conceitos aprendidos no curso num caso real. Consiste na proposição de solução de um problema ou desafio real que uma ONG esteja enfrentando.

O trabalho integrado seguirá as seguintes etapas:

  • Apresentação de cases reais de palestras e relatórios de trabalho das organizações e seus desafios
  • Apresentação do plano estratégico sobre captação de recursos ao final do curso
Duração 
30 horas
Turmas e Horários 

Início: 2 de maio de 2018
Término: 4 de junho de 2018
Dia da semana: quinta-feira
Horário: das 19h30 às 22h30

Local 

Vila Mariana - Cogeae

Rua Afonso Celso, 671/711
Vila Mariana - São Paulo/SP
CEP: 01303-050

Atendimento ao aluno no Campus Consolação

Unidade COGEAE

Rua da Consolação, 881 - Consolação - São Paulo/SP
CEP: 01301-000
Telefone: (11) 3124-9600
Horário de atendimento: de segunda a sexta-feira, das 12h às 20h30, e   aos sábados, das 8h às 12h30
Central de atendimento telefônico: de segunda a sexta-feira, das 9h às   19h, e aos sábados, das 8h às 13h


 

Categoria 
Extensão
Situação 
Matrículas encerradas
Áreas de conhecimento 
Investimento 

Investimento total do curso

Matriculas até 22/12/17
Matrícula de R$ 219,33 + 5 mensalidades de R$ 219,33 (Fevereiro a Junho)

Matriculas de 23/12/17 até 22/01/18
Matrícula de R$ 219,33 +  5 mensalidades de R$ 219,33 (Fevereiro a Junho)

Matriculas de 23/01/17 até 22/02/18
Matrícula de R$ 263,20 + 4 mensalidades de R$ 263,20 (Março a Junho)

Matriculas de 23/02/17 até 22/03/18
Matrícula de R$ 329,00 + 3 mensalidades de R$ 329,00 (Abril a Junho)

Matriculas de 23/03/17 até 22/04/18
Matrícula de R$ 438,67 + 2 mensalidades de R$ 438,67 (Maio a Junho)

Matriculas de 23/04/17 até 22/05/18
Matrícula de R$ 658,00 + 1 mensalidade de R$ 658,00 (Junho)

Matriculas de 23/05/17 até 22/06/18
Matrícula de R$ 1.316,00

Se você faz parte da rede Colaboradores, após a conclusão de sua inscrição entre em contato conosco de 2ª a 6ª feira das 9h às 18h pelo telefone (11) 3124-9628 ou pelo e-mail: relacionamentocogeae@pucsp.br. Os documentos necessários para a concessão do desconto são: Carta Colaboradores, disponível no site https://colaboradores.com.br/ e Declaração de Vínculo de sua Empresa atualizada.

Conecte-se à PUC-SP