Construindo uma Prática de Letramento para Formação de Leitores

O Curso de Extensão Construindo uma Prática de Letramento para Formação de Leitores visa a contribuir para a solução de um problema socialmente relevante – o ensino de leitura –, com base na investigação e construção de uma prática de leitura, o Pensar Alto em Grupo, que pressupõe mudança de papéis do professor como agente de letramento e dos alunos como protagonistas.

Objetivo

Proporcionar atualização de conhecimento sobre leitura e promover o desenvolvimento de pesquisa sobre o tema na área de Linguística Aplicada.

Público-Alvo

Professores e pesquisadores de língua materna e estrangeira; educadores do ensino fundamental, médio e superior de estabelecimentos públicos e privados.

Corpo Docente

Se você deseja obter informações sobre as professoras, clique no nome desejado para acessar seu Currículo Lattes.

COORDENADORA

Profa. Dra. Mara Sofia de Toledo Zanotto

PROFESSORAS

Profa. Ms. Arli Pires de Carvalho
Profa. Dra. Mara Sofia de Toledo Zanotto
Profa. Vivian Maria Marcondes

Dados sujeitos a alterações.

Inscrição
  1. Inscrição: após o cadastro de sua inscrição no Portal de Inscrições, serão gerados automaticamente um boleto e um comprovante de inscrição. Uma mensagem de confirmação será enviada para o seu endereço eletrônico.
  2. Procedimentos de Matrícula: tão logo efetue o pagamento da inscrição, você receberá um segundo e-mail com o link de acesso ao Portal Educacional onde será gerado o boleto com a primeira parcela do plano de pagamento e o Contrato de Prestação de Serviços Educacionais para a celebração.
  3.  Em caso do responsável financeiro não ser o próprio aluno, deverá ser assinado o TERMO DE ADITAMENTO AO CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS pelo efetivo responsável, cujo documento deverá ser solicitado pelo seguinte e-mail: contasareceber@pucsp.br e  entregue pessoalmente nesse mesmo setor.
  4. Efetivação de matrícula:após o pagamento da primeira parcela do plano e o aceite nos Termos e Condições do Contrato de Prestação de Serviços Educacionais, sua matrícula será efetivada.
    Uma vez efetivada a matrícula você receberá as informações de acesso ao Portal Acadêmico do Aluno da PUC-SP no endereço eletrônico cadastrado.

PUC-SP Campus Perdizes

TAXA DE INSCRIÇÃO

• R$ 80,00
  • Não há devolução da taxa de inscrição.

Para saber o valor total do curso, consulte a aba Investimento, no menu vertical esquerdo, ressaltando que o valor está sujeito a reajustes nos termos da Lei 9.870/99.

• Cópia do CPF, RG e comprovante de residência (com CEP)
  • Cópia autenticada do Diploma de Graduação para graduados e cópia autenticada do Histórico Escolar para graduandos
  • 1 foto 3x4 recente

Os documentos deverão ser anexados através do menu "Enviar Documentos" no Portal de Inscrições, no ato da inscrição. O aluno responsabiliza-se pela absoluta exatidão e veracidade  dos documentos anexados no Portal de Inscrições.

•  (Você poderá verificar os documentos pendentes no menu "Doc. Pendentes" no Portal de Inscrições)
  • A REALIZAÇÃO DO CURSO ESTÁ SUJEITA A NÚMERO MÍNIMO DE MATRICULADOS.

Caso o curso não se viabilize, você será avisado(a) com antecedência à data prevista para o início das atividades. Somente neste caso, a taxa de inscrição e matrícula serão devolvidas.
Em caso de dúvidas entre em contato pelo e-mail: inscricaocogeae@pucsp.br

Estrutura Didática

Teorias para Compreensão do Ato de Ler

• Prática Tradicional de Leitura
  • Letramento: Modelo Autônomo. Modelos Cognitivistas de Leitura
  • Abordagem Interacionista
  • Letramento: Modelo Ideológico. Leitura como Prática Social
  • Prática de Letramento e Evento de Letramento
  • Leitura Inferencial
  • Compreensão Inferencial de Linguagem Figurada

Proposta de Prática de Letramento

• Pensar Alto em Grupo: Prática Dialógica e Colaborativa
  • Mediação na Construção das Leituras
  • Perfil Identitário do Agente de Letramento
  • Múltiplas Leituras Geradas pelo Protagonismo dos Leitores
  • Vivências Coordenadas de Leitura de Textos

Aprovação

Frequência mínima de 75% nas aulas ministradas e nota igual ou superior a 7,0.

Turmas e Horários

Início: 2 de setembro de 2017
Término: 11 de novembro de 2017
Dia da semana: sábado

Campus Perdizes - Cogeae

Rua Monte Alegre, 984
Perdizes - São Paulo/SP

Atendimento no Campus Consolação - Unidade COGEAE

Unidade COGEAE
Rua da Consolação, 881 - Consolação - São Paulo/SP
Telefone: (11) 3124-9600
Horário de atendimento: de segunda a sexta-feira, das 12h às 20h30, e aos sábados, das 8h às 12h30
Central de atendimento telefônico: de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h, e aos sábados, das 8h às 13h
Matrículas encerradas
Áreas de conhecimento

Investimento total no curso

• 6 parcelas de R$ 222,93

Se você faz parte da rede Colaboradores, após a conclusão de sua inscrição entre em contato conosco de 2ª a 6ª feira das 9h às 18h pelo telefone (11) 3124-9628 ou pelo e-mail: relacionamentocogeae@pucsp.br. Os documentos necessários para a concessão do desconto são: Carta Colaboradores, disponível no site https://colaboradores.com.br/ e Declaração de Vínculo de sua Empresa atualizada.