Economia Brasileira Contemporânea - Análise da Conjuntura

Apresentação 

A grande quantidade de matérias jornalísticas e entrevistas sobre economia divulgada diuturnamente pela mídia traz um desafio de selecionar as informações relevantes e compreender a complexa conjuntura econômica. No atual quadro econômico, com uma forte crise econômica e elevada incerteza, esse desafio é potencializado, sobretudo, para os profissionais de diferentes áreas que precisam do entendimento do desempenho econômico para amparar tomadas de decisões. Desta forma, torna-se essencial o conhecimento tanto dos conceitos econômicos quanto dos principais índices e informações e de como os analisar para obter um melhor entendimento da conjuntura econômica.

Assim, o curso de Economia Brasileira Contemporânea - Análise da conjuntura visa a proporcionar aos alunos não só as ferramentas básicas para entender as discussões macroeconômicas, mas também a ter uma compreensão crítica e analítica. Existe um número elevado de profissionais que entende que os conhecimentos em macroeconomia se tornaram cada vez mais necessários para suas atividades cotidianas. Pode-se destacar jornalistas, advogados, analistas financeiros e administradores como profissionais que atuam diretamente com o tema proposto nesse curso.

Objetivos

Fomentar o conhecimento sobre os conceitos básicos de macroeconomia, aprimorar a capacidade de análise de dados macroeconômicos sobre a realidade brasileira, aprofundar o conhecimento metodológico para a realização de uma análise de conjuntura econômica.

Público-Alvo

Profissionais que atuam com a realidade econômica (jornalistas, cientistas sociais, administradores, publicitários, entre outros). Estudantes de graduação, que busquem aprofundar a reflexão sobre a realidade brasileira. 

Professora em destaque

Mariana Ribeiro Jansen Ferreira

Professora doutora do Departamento de Economia da PUC-SP, graduada em Ciências Econômicas na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), mestre em Economia Política, na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e doutora em Saúde Pública, na Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (USP). Especialista nas áreas de economia brasileira e políticas sociais. Leciona disciplinas nesse campo há 10 anos na PUC-SP.

Inscrição 
  1. Inscrição: após o cadastro de sua inscrição no Portal de Inscrições, serão gerados automaticamente um boleto e um comprovante de inscrição. Uma mensagem de confirmação será enviada para o seu endereço eletrônico.
  2. Procedimentos de Matrícula: tão logo efetue o pagamento da inscrição, você receberá um segundo e-mail com o link de acesso ao Portal Educacional onde será gerado o boleto com a primeira parcela do plano de pagamento e o Contrato de Prestação de Serviços Educacionais para a celebração.
  3.  Em caso do responsável financeiro não ser o próprio aluno, deverá ser assinado o TERMO DE ADITAMENTO AO CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS pelo efetivo responsável, cujo documento deverá ser solicitado pelo seguinte e-mail: contasareceber@pucsp.br e  entregue pessoalmente nesse mesmo setor.
  4. Efetivação de matrícula:após o pagamento da primeira parcela do plano e o aceite nos Termos e Condições do Contrato de Prestação de Serviços Educacionais, sua matrícula será efetivada.
    Uma vez efetivada a matrícula você receberá as informações de acesso ao Portal Acadêmico do Aluno da PUC-SP no endereço eletrônico cadastrado.

PUC-SP - Vila Mariana

TAXA DE INSCRIÇÃO

  • R$ 80,00
  • Não há devolução da taxa de inscrição.

Para saber o valor total do curso, consulte a aba Investimento, no menu vertical esquerdo, ressaltando que o valor está sujeito a reajustes nos termos da Lei 9.870/99.
 

Documentos

  • Cópia do CPF, RG e comprovante de residência (com CEP)
  • Cópia autenticada do Diploma de Graduação para graduados e cópia autenticada do Histórico Escolar para graduandos 
  • 1 foto 3x4 recente

Os documentos deverão ser anexados através do menu "Enviar Documentos" no Portal de Inscrições, no ato da inscrição. O aluno responsabiliza-se pela absoluta exatidão e veracidade  dos documentos anexados no Portal de Inscrições.

  •  (Você poderá verificar os documentos pendentes no menu "Doc. Pendentes" no Portal de Inscrições)
  • A REALIZAÇÃO DO CURSO ESTÁ SUJEITA A NÚMERO MÍNIMO DE MATRICULADOS.

Caso o curso não se viabilize, você será avisado(a) com antecedência à data prevista para o início das atividades. Somente neste caso, a taxa de inscrição e matrícula serão devolvidas.
Em caso de dúvidas entre em contato pelo e-mail: inscricaocogeae@pucsp.br

Estrutura Didática 

Clique nos módulos e conheça as disciplinas oferecidas em cada um deles.

Módulo: Conceitos básicos de macroeconomia 

  • Contas nacionais, Mensuração do PIB, Ótica do consumo, produto e da renda, PIB nominal e real, Deflator do PIB.
  • Moeda, Taxa de Juros e Inflação, Políticas Monetárias de Controle Inflacionário.
  • Balanço de Pagamentos, Taxa de câmbio, Conceitos básicos de políticas fiscal e cambial.
  • Oferta e Demanda agregada, análise de curto e longo prazo, fatores de flutuação da oferta e demanda agregada.

Módulo: Análise dos indicadores econômicos 

  • Análise de indicadores macroeconômicos – IBGE: PIB, componentes pela ótica da demanda e da renda
  • Análise de indicadores macroeconômicos – indicadores sociais (taxa de desemprego / desocupação, IDH, Índice de Gini, índice de pobreza)
  • Análise de indicadores macroeconômicos – Banco Central (índices de preço, setor externo)
  • Análise de indicadores regionais e setoriais – IBGE (indicadores regionais, industrial, agropecuário, de serviços e infraestrutura)

Módulo: Análise da conjuntura econômica brasileira  

  • Contexto internacional e seu impacto sobre a economia brasileira
  • Desempenho recente da economia brasileira e perspectivas
  • Finanças públicas: dívida pública e déficit
  • Análise macroeconômica e conclusões
Duração 
39 horas
Turmas e Horários 

Início: 6 de setembro de 2017
Término: 18 de outubro de 2017
Dia da semana: quarta e sexta-feira
Horário: das 19h às 22h

Local 

Vila Mariana - Cogeae

Rua Afonso Celso, 671/711
Vila Mariana - São Paulo/SP
CEP: 01303-050

Atendimento ao aluno no Campus Consolação

Unidade COGEAE

Rua da Consolação, 881 - Consolação - São Paulo/SP
CEP: 01301-000
Telefone: (11) 3124-9600
Horário de atendimento: de segunda a sexta-feira, das 12h às 20h30, e   aos sábados, das 8h às 12h30
Central de atendimento telefônico: de segunda a sexta-feira, das 9h às   19h, e aos sábados, das 8h às 13h


 

Categoria 
Extensão
Situação 
Matrículas encerradas
Áreas de conhecimento 
Investimento 

Investimento total do curso

  • Aguarde informações.

Se você faz parte da rede Colaboradores, após a conclusão de sua inscrição entre em contato conosco de 2ª a 6ª feira das 9h às 18h pelo telefone (11) 3124-9628 ou pelo e-mail: relacionamentocogeae@pucsp.br. Os documentos necessários para a concessão do desconto são: Carta Colaboradores, disponível no site https://colaboradores.com.br/ e Declaração de Vínculo de sua Empresa atualizada.

Conecte-se à PUC-SP