Estudos Africanos e Afro-Brasileiros

Atualmente a discussão sobre as diversidades culturais constitui importante preocupação de setores educativos. Além disso, a Lei 10.639/03 que tornou obrigatório o ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira nas escolas públicas e privadas do país, reafirma e atualiza as proposições constitucionais voltadas à promoção da igualdade racial.

Diante desse quadro, o Curso de Especialização em Estudos Africanos e Afro-Brasileiros visa contribuir, de forma efetiva e contundente, para que nossas matrizes africanas sejam (re) conhecidas, legitimadas, respeitadas e mobilizadas como elementos fundadores de nossa história, nossa memória, de nossa cultura e, portanto, das identidades do povo brasileiro, particularmente de sua população negra e mestiça.

Objetivo

O curso propõe uma reflexão sobre os movimentos de construção da identidade negra no Brasil visando apontar algumas direções analíticas a respeito da diferença. Como esta diferença se constrói no Brasil? Qual é a sua relação com as sociedades africanas? E seus desdobramentos em termos políticos, simbólicos ou culturais? Como é tratada no âmbito da educação? Essas indagações uma vez problematizadas e discutidas em um curso de formação que irá contribuir para ampliar a atuação profissional, cultural e científica do indivíduo.

Público-Alvo

Professores das redes pública e privada de ensino; graduados nas diferentes áreas do conhecimento; pesquisadores, profissionais liberais e ativistas sociais, cujo interesse conduza à história africana e de africanos e afro-brasileiros, desde que portadores de diploma de ensino superior.

Professora em Destaque

Teresinha Bernardo

Possui graduação em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1969), mestrado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1986), doutorado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1993) e Livre-Docência em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2002). Coordenadora do grupo de pesquisa cadastrado no Diretório Grupos de Pesquisas/CNPq, Relações Raciais: Memória, identidade e imaginário, desde 1990. Coordena Projeto Temático FAPESP: Racismo e Educação: a Lei nº 10.639/2003 na rede pública do Estado de São Paulo. Atualmente é professora associada da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, colaboradora da Fundação Ford, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - FAPESP, atuando principalmente nos seguintes temas: racismo, candomblé, memória, relações de gênero e cultura afro-brasileira.

Inscrição
  1. Inscrição: após o cadastro de sua inscrição no Portal de Inscrições, serão gerados automaticamente um boleto e um comprovante de inscrição. Uma mensagem de confirmação será enviada para o seu endereço eletrônico.
  2. Procedimentos de Matrícula: tão logo efetue o pagamento da inscrição, você receberá um segundo e-mail com o link de acesso ao Portal Educacional onde será gerado o boleto com a primeira parcela do plano de pagamento e o Contrato de Prestação de Serviços Educacionais para a celebração.
  3.  Em caso do responsável financeiro não ser o próprio aluno, deverá ser assinado o TERMO DE ADITAMENTO AO CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS pelo efetivo responsável, cujo documento deverá ser solicitado pelo seguinte e-mail: contasareceber@pucsp.br e  entregue pessoalmente nesse mesmo setor.
  4. Efetivação de matrícula:após o pagamento da primeira parcela do plano e o aceite nos Termos e Condições do Contrato de Prestação de Serviços Educacionais, sua matrícula será efetivada.
    Uma vez efetivada a matrícula você receberá as informações de acesso ao Portal Acadêmico do Aluno da PUC-SP no endereço eletrônico cadastrado.

PUC-SP Campus Perdizes

TAXA DE INSCRIÇÃO

• R$ 160,00
  • Não há devolução da taxa de inscrição.

Para saber o valor total do curso, consulte a aba Investimento, no menu vertical esquerdo, ressaltando que o valor está sujeito a reajustes nos termos da Lei 9.870/99.

• Cópia do CPF, RG e comprovante de residência (com CEP)
  • Cópia autenticada do Diploma de Graduação
  • 1 foto 3x4 recente

Os documentos deverão ser anexados através do menu "Enviar Documentos" no Portal de Inscrições, no ato da inscrição. O aluno responsabiliza-se pela absoluta exatidão e veracidade dos documentos anexados no Portal de Inscrições. (Você poderá verificar os documentos pendentes no menu "Doc. Pendentes" no Portal de Inscrições)

•  (Você poderá verificar os documentos pendentes no menu "Doc. Pendentes" no Portal de Inscrições)
  • A REALIZAÇÃO DO CURSO ESTÁ SUJEITA A NÚMERO MÍNIMO DE MATRICULADOS.

Caso o curso não se viabilize, você será avisado(a) com antecedência à data prevista para o início das atividades. Somente neste caso, a taxa de inscrição e matrícula serão devolvidas.
Em caso de dúvidas entre em contato pelo e-mail: inscricaocogeae@pucsp.br

Estrutura Didática

Relações Étnico-Raciais e a questão racial na sala de aula
Teorias Raciais e Pensamento Social Brasileiro

Unidade COGEAE
Rua da Consolação, 881 - Consolação - São Paulo/SP
Telefone: (11) 3124-9600
Horário de atendimento: de segunda a sexta-feira, das 12h às 20h30, e aos sábados, das 8h às 12h30
Central de atendimento telefônico: de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h, e aos sábados, das 8h às 13h
Aguarde informações

Investimento total do Módulo I

• Aguarde informações..

Se você faz parte da rede Colaboradores, após a conclusão de sua inscrição entre em contato conosco de 2ª a 6ª feira das 9h às 18h pelo telefone (11) 3124-9628 ou pelo e-mail: relacionamentocogeae@pucsp.br. Os documentos necessários para a concessão do desconto são: Carta Colaboradores, disponível no site https://colaboradores.com.br/ e Declaração de Vínculo de sua Empresa atualizada.