Governança e Ética nas Organizações da Sociedade Civil

Apresentação 

As Organizações da Sociedade Civil, em sua essência, devem ser as portadoras de uma mensagem de ética e transparência para a sociedade em geral e, especificamente, para o campo político onde atuam. São elas, junto com empresas e governos comprometidos com uma nova forma de organização social, baseada na solidariedade, na justiça e no atendimento aos interesses da coletividade, que deverão demonstrar, em si mesmas e nas relações que empreendem, que essa nova forma de organização e de práticas cotidianas internas e para com o seu público externo são possíveis desde que valores como a ética e a transparência estejam arraigadas em sua cultura.

Objetivo

Discutir a concepção da ética e da moral nas práticas organizacionais e, particularmente, como os pilares da Governança nas Organizações da Sociedade Civil podem e devem incorporar esses conceitos em suas estruturas. 

Público Alvo

Profissionais e Conselheiros envolvidos com a gestão das Organizações da Sociedade Civil formam o público alvo do curso.

Professor em Destaque

Waldir Aparecido Mafra

Profissional da área contábil/financeira com 35 anos de experiência (17 anos em indústrias e mercado financeiro/ 18 anos em OSCs); Gerente de Controladoria da Liga Solidária; Economista e Técnico Contábil; Especialista em Finanças Corporativas pela E E da  FGV – SP; Ex Diretor Abong Regional SP e membro Conselho Fiscal; Ex Docente FMU nas disciplinas de Planejamento Estratégico e Elaboração e desenvolvimento de Projetos Sociais; Membro do Comitê do 3.o Setor do IBGC – Instituto Brasileiro de Governança Corporativa; Membro do Núcleo de Estudos Avançados do Terceiro Setor – NEATS/PUC-SP; Publicações em Co-autoria: Lideranças para a Democracia Participativa – Editora Ijuí – 2005 e Guia de Melhores Práticas de Governança para Associações e Fundações – IBGC – 2016; Mestrando em Administração pela PUC SP com foco em Governança Corporativa e o papel dos Conselhos nas OSCs. 

 

Corpo Docente 

COORDENAÇÃO

Prof. Dr. Luciano A. Prates Junqueira

PROFESSORES

Prof. Ms. Waldir Aparecido Mafra

Dados sujeitos a alterações.

Inscrição 
  1. Inscrição: após o cadastro de sua inscrição no Portal de Inscrições, serão gerados automaticamente um boleto e um comprovante de inscrição. Uma mensagem de confirmação será enviada para o seu endereço eletrônico.
  2. Procedimentos de Matrícula: tão logo efetue o pagamento da inscrição, você receberá um segundo e-mail com o link de acesso ao Portal Educacional onde será gerado o boleto com a primeira parcela do plano de pagamento e o Contrato de Prestação de Serviços Educacionais para a celebração.
  3.  Em caso do responsável financeiro não ser o próprio aluno, deverá ser assinado o TERMO DE ADITAMENTO AO CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS pelo efetivo responsável, cujo documento deverá ser solicitado pelo seguinte e-mail: contasareceber@pucsp.br e  entregue pessoalmente nesse mesmo setor.
  4. Efetivação de matrícula:após o pagamento da primeira parcela do plano e o aceite nos Termos e Condições do Contrato de Prestação de Serviços Educacionais, sua matrícula será efetivada.
    Uma vez efetivada a matrícula você receberá as informações de acesso ao Portal Acadêmico do Aluno da PUC-SP no endereço eletrônico cadastrado.

PUC-SP Vila Mariana

Atendimento no Campus Consolação - Unidade COGEAE  Faça sua inscrição

TAXA DE INSCRIÇÃO

  • R$ 80,00
  • Não há devolução da taxa de inscrição.

Para saber o valor total do curso, consulte a aba Investimento, no menu vertical esquerdo, ressaltando que o valor está sujeito a reajustes nos termos da Lei 9.870/99.
 

Documentos

  • Cópia do CPF, RG e comprovante de residência (com CEP)
  • Cópia autenticada do Diploma de Graduação para graduados e cópia autenticada do Histórico Escolar para graduandos 
  • 1 foto 3x4 recente

Os documentos deverão ser anexados através do menu "Enviar Documentos" no Portal de Inscrições, no ato da inscrição. O aluno responsabiliza-se pela absoluta exatidão e veracidade  dos documentos anexados no Portal de Inscrições.

  •  (Você poderá verificar os documentos pendentes no menu "Doc. Pendentes" no Portal de Inscrições)
  • A REALIZAÇÃO DO CURSO ESTÁ SUJEITA A NÚMERO MÍNIMO DE MATRICULADOS.

Caso o curso não se viabilize, você será avisado(a) com antecedência à data prevista para o início das atividades. Somente neste caso, a taxa de inscrição e matrícula serão devolvidas.
Em caso de dúvidas entre em contato pelo e-mail: inscricaocogeae@pucsp.br

 

Estrutura Didática 

Aulas expositivas, discussão em grupos, seminários, estudos de caso, vídeos, palestras; realização de pesquisas junto a organizações ou de dados secundários. Serão apresentados os conceitos teóricos da disciplina e exercícios para a interpretação e aplicação dos conhecimentos e técnicas adquiridas.

Temas

  • Apresentação dos objetivos do curso, do professor, alunos, plano de
  • aula e forma de avaliações. Alinhamento de expectativas.
  • Conceituação: Ética, Moral e as Organizações.
  • Cultura e Poder nas Organizações
  • Governança Corporativa e seus Pilares – Transparência e Equidade
  • Governança Corporativa e seus Pilares - Prestação de Contas e
  • Responsabilidade Corporativa
  • As OSCs e a coerência de seus discursos
  • O Papel dos Conselhos de Administração nas OSC
  • Palestra com conselheiro convidado: O Conselho na Prática
  • Seminários com alunos: Elaboração Código Ética funcionários
  • Seminários com alunos: Elaboração Código Ética Conselho
Duração 
30 horas
Turmas e Horários 

Início: 5 de abril de 2018
Término: 14 de junho de 2018
Dia da semana: quinta-feira
Horário: das 19h30 às 22h30

Local 

Vila Mariana - Cogeae

Rua Afonso Celso, 671/711
Vila Mariana - São Paulo/SP
CEP: 01303-050

Atendimento ao aluno no Campus Consolação

Unidade COGEAE

Rua da Consolação, 881 - Consolação - São Paulo/SP
CEP: 01301-000
Telefone: (11) 3124-9600
Horário de atendimento: de segunda a sexta-feira, das 12h às 20h30, e   aos sábados, das 8h às 12h30
Central de atendimento telefônico: de segunda a sexta-feira, das 9h às   19h, e aos sábados, das 8h às 13h


 

Categoria 
Extensão
Situação 
Matrículas abertas
Áreas de conhecimento 
Investimento 

Investimento total do curso

Matriculas até 22/12/17
Matrícula de R$ 219,33 + 5 mensalidades de R$ 219,33 (Fevereiro a Junho)

Matriculas de 23/12/17 até 22/01/18
Matrícula de R$ 219,33 +  5 mensalidades de R$ 219,33 (Fevereiro a Junho)

Matriculas de 23/01/17 até 22/02/18
Matrícula de R$ 263,20 + 4 mensalidades de R$ 263,20 (Março a Junho)

Matriculas de 23/02/17 até 22/03/18
Matrícula de R$ 329,00 + 3 mensalidades de R$ 329,00 (Abril a Junho)

Matriculas de 23/03/17 até 22/04/18
Matrícula de R$ 438,67 + 2 mensalidades de R$ 438,67 (Maio a Junho)

Matriculas de 23/04/17 até 22/05/18
Matrícula de R$ 658,00 + 1 mensalidade de R$ 658,00 (Junho)

Matriculas de 23/05/17 até 22/06/18
Matrícula de R$ 1.316,00

Se você faz parte da rede Colaboradores, após a conclusão de sua inscrição entre em contato conosco de 2ª a 6ª feira das 9h às 18h pelo telefone (11) 3124-9628 ou pelo e-mail: relacionamentocogeae@pucsp.br. Os documentos necessários para a concessão do desconto são: Carta Colaboradores, disponível no site https://colaboradores.com.br/ e Declaração de Vínculo de sua Empresa atualizada.

Conecte-se à PUC-SP