História da Arte: a Arte como Expressão Social da Renascença à Modernidade

No campo da História da Arte é comum uma tendência positivista que centra esforços de análise meramente técnicas da arte. Também são frequentes as abordagens mais subjetivas e fenomenológicas em que cada sujeito apreende da obra de arte um significado próprio.

O Curso de Extensão história da Arte - A Arte como Expressão Social da Renascença à Modernidade oferece um enfoque diferenciado: a interpretação histórica da arte, pelo estudo da objetividade concreta de diferentes épocas, devidamente expressa nas contradições da sociedade em cada momento histórico.

Levar o discente à percepção da arte como um produto histórico-imanente do processo produtivo e social da humanidade, desenvolvendo a percepção da peculiaridade e do alcance dos fenômenos culturais; apresentar teorias, métodos, técnicas e linguagens desenvolvidas pela Historiografia da Arte; promover a aplicação de recursos conceituais e de estilos de análise em casos e situações específicas.

Público-Alvo

Graduados e graduandos nas áreas de História, Arquitetura, Design, Artes Plásticas, Ciências Sociais e Comunicação Social; professores de História e de Artes do ensino fundamental e médio.

Corpo Docente

Se você deseja obter informações sobre os professores, clique no nome desejado para acessar seu Currículo Lattes.

COORDENADOR

Prof. Dr. Antônio Rago Filho

PROFESSOR

Prof. Dr. Claudinei Cássio de Rezende

Dados sujeitos a alterações.

Inscrição
  1. Inscrição: após a realização do seu cadastro, será gerado automaticamente um boleto para pagamento da inscrição. Uma mensagem de confirmação será enviada para o seu endereço eletrônico.
  2. Matrícula: tão logo efetue o pagamento da inscrição, você receberá um e-mail com o Contrato de Prestação de Serviços Educacionais, o Requerimento de Matrícula, a lista de documentos necessários e o boleto da primeira parcela do plano de pagamento.
  3. Efetivação de matrícula: após o recebimento de todos os documentos e o pagamento da primeira parcela do plano, sua matrícula será efetivada.

PUC-SP Vila Mariana

TAXA DE INSCRIÇÃO

• Taxa com desconto especial até 31/07 - R$ 60,00
    A partir de 01/08 – R$ 80,00

Para saber o valor total do curso, consulte a aba Investimento, no menu vertical esquerdo.

Não há devolução da taxa de inscrição.

• Cópia do CPF, RG e comprovante de residência (com CEP)
  • Contrato de Prestação de Serviços Educacionais
  • Requerimento de Inscrição
  • Cópia autenticada do Diploma de Graduação para graduados e cópia autenticada do Histórico Escolar para graduandos
  • 1 foto 3x4 recente

Os documentos deverão ser encaminhados via Correios (SEDEX ou carta registrada) ao Setor de Atendimento da COGEAE, situado na Rua da Consolação, 881 – 1º andar – Consolação - São Paulo/SP – CEP 01301-000, ou deverão ser entregues presencialmente em horário de atendimento, de segunda a sexta-feira, das 12h às 20h30, e aos sábados, das 8h às 12h30.

ATENÇÃO: A REALIZAÇÃO DO CURSO ESTÁ SUJEITA A NÚMERO MÍNIMO DE MATRICULADOS.

Caso o curso não se viabilize, você será avisado(a) com até 24 horas de antecedência à data prevista para o início das atividades.

Estrutura Didática

1. O historicismo estético
2. Arte e técnica na dissolução do gótico
3. O Renascimento e o movimento burguês
4. Naturalismo e redefinição da espacialidade
5. O Classicismo da Alta Renascença
6. Maneirismo e dissolução das formas clássicas
7. O surgimento do Romance e os impactos na literatura
8. O Barroco das cortes católicas e o Barroco da burguesia protestante
9. A Académie Royal de Peinture e o regresso da normalidade
10. A arte burguesa iluminista
11. Romantismo e modernismo
12. Reflexões estéticas do belo moderno e contemporâneo

Aprovação

Frequência mínima de 75% nas aulas ministradas e nota igual ou superior a 7,0.

Turmas e Horários

Início: 18 de agosto de 2017
Término: 24 de novembro de 2017
Dia da semana: sexta-feira
Horário: das 19h às 22h

Vila Mariana - Cogeae

Rua Afonso Celso, 671/711
Vila Mariana - São Paulo/SP

Atendimento ao aluno no Campus Consolação

Unidade COGEAE

Rua da Consolação, 881 - Consolação - São Paulo/SP
Telefone: (11) 3124-9600
Horário de atendimento: de segunda a sexta-feira, das 12h às 20h30, e   aos sábados, das 8h às 12h30
Central de atendimento telefônico: de segunda a sexta-feira, das 9h às   19h, e aos sábados, das 8h às 13h

Matrículas encerradas
Áreas de conhecimento

Investimento total no curso

• 6 parcelas de R$ 216,82

Se você faz parte da rede Colaboradores, após a conclusão de sua inscrição entre em contato conosco de 2ª a 6ª feira das 9h às 18h pelo telefone (11) 3124-9628 ou pelo e-mail: relacionamentocogeae@pucsp.br. Os documentos necessários para a concessão do desconto são: Carta Colaboradores, disponível no site https://colaboradores.com.br/ e Declaração de Vínculo de sua Empresa atualizada.