Teologia

Corpo Docente 

  • Nome: Prof. Dr. Pe. ANTONIO MANZATTO

    e-mail institucional: amanzatto@pucsp.br

    Resumo de currículo: Doutor em Teologia pela Universidade Católica de Lovaina (Louvain-la-Neuve, Bélgica, 1993), com tese sobre Teologia e Literatura , sob orientação de Adolphe Gesché. Possui também graduação em Filosofia (1978). Sua atuação acadêmica atual é como professor na Faculdade de Teologia da PUC-SP, onde é titular na área de teologia sistemática, trabalhando os tratados de Deus, cristologia, eclesiologia, antropologia e teologia da criação. É também professor convidado da Faculdade de Teologia da Universidade Católica de Lovaina (Louvain-la-Neuve, Bélgica). Além das pesquisas nas áreas de cristologia e antropologia, realiza atividades pastorais na Região Episcopal Brasilândia e dirige a Assessoria para Assuntos Internacionais e Institucionais da PUC-SP. Continua ainda a trabalhar as relações entre teologia e literatura, sendo um dos iniciadores deste estudo no Brasil e dirigindo, atualmente, o Grupo de Pesquisa "Lerte".

     

    curriculum lattes

  • Nome: Prof. Dr. Pe. BORIS AGUSTÍN NEF ULLOA

    e-mail institucional: baulloa@pucsp.br

    Resumo de currículo: Possui graduação em Teologia pela Pontifícia Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção (1995), graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1989), mestrado em Mestrado em Teologia pela Pontifícia Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção (2001) e doutorado em Teologia Bíblica pela Pontifícia Universidade Gregoriana (2008). Atualmente é assistente doutor da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Tem experiência na área de Teologia, com ênfase em Teologia Bíblica, atuando principalmente nos seguintes temas: hermenêutica bíblica, obra lucana (Lc-At), escritos paulinos e evangelhos sinóticos.

     

    curriculum lattes

  • Nome: Prof. Dr. Pe. Donizete José Xavier

    e-mail institucional:djxavier@pucsp.br

    Resumo de currículo: Possui Bacharelado e Licenciatura em Filosofia e História pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras das Faculdades Associadas do Ipiranga (1993). Bacharelado em Teologia pelo Instituto Teológico Pio XI (1996) e Mestrado em Teologia Dogmática pela Pontifícia Faculdade Nossa Senhora da Assunção (2002). Doutor em Teologia Fundamental pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma

     

    curriculum lattes

  • Nome: Prof. Dr. Pe. EDÉLCIO SERAFIM OTTAVIANI

    e-mail institucional: eottaviani@pucsp.br

    Resumo de currículo: Concluiu seu Pós-doutorado em Filosofia, em julho de 2010, sob a orientação da Profa Salma Tannus Muchail na PUCSP. Tema da pesquisa: Poder Pastoral e Governamentalidade em Michel Foucault. Doutorou-se em Filosofia pela Université Catholique de Louvain (1996) onde adquiriu seu título de mestre em 1992. Defendeu sua dissertação de mestrado em Teologia Sistemática pela PUCSP em maio de 2013, sob a orientação do Prof. Dr. Cônego Antonio Manzatto, tendo como título: "A busca da verdade no exercício da liberdade: especificidades, dificuldades e espiritualidade do teólogo contemporâneo". Possui graduação em Filosofia pelo Centro Universitário Assunção- UNIFAI (1984), bacharelado em Teologia pela Faculdade Dehoniana (2011) no aproveitamento do curso livre de Teologia da Pontifícia Faculdade de Teologia Nossa Senhora dAssunção (1988). Atualmente exerce o cargo de Reitor do Centro Universitário Assunção. É professor do Departamento de Teologia Fundamental da Faculdade de Teologia Nossa Senhora dAssunção da PUCSP. Tem experiência na área de Filosofia na interface com a Teologia, centrando sua atenção na práxis de Jesus como paradigma ético da construção de si e na análise dos modelos eclesiológicos. Pesquisou os fundamentos da Ética do Discurso e atualmente faz sua pesquisa nos conceitos de Poder Pastoral, Governamentalidade, relação mestre-discípulo em Michel Foucault abordando paralelamente os seguintes temas: religião, autonomia, liberdade, educação, ética, cuidado de si, governo de si e governo dos outros. Participa do grupo de pesquisa Michel Foucault da PUCSP e no subgrupo de biopolítica; do grupo de pesquisa sobre Teologia e Literatura da PUCSP. Exerce seu ministério presbiteral na Arquidiocese de São Paulo (Paróquia São João Batista do Brás), tendo sido ordenado sacerdote em 10 de dezembro de 1988, por D. Luciano Mendes de Almeida.

     

    curriculum lattes

  • Nome: Prof. Dr. Pe. GILVAN LEITE DE ARAÚJO

    e-mail institucional: glaraujo@pucsp.br

    Resumo de currículo: Doutor em Teologia Bíblica pela Pontificia Università S.Tommaso D'Aquino (2007). Atualmente é professor da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP

     

    curriculum lattes

  • Nome: Profa. Dra. Ir. MARIA FREIRE DA SILVA.

    e-mail institucional: mfreire.silva@pucsp.br

    Resumo de currículo: Possui graduação em TEOLOGIA pela Pontifícia Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assuncão (1991), mestrado em TEOLOGIA pela Pontifícia Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assuncão (1995) e doutorado em Teologia Dogmática pela Pontificia Università Gregoriana de Roma(2003). Atualmente é professora da Pontifícia Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção/PUCSP. Tem experiência na área de Teologia, com ênfase em Teologia Trinitária, atuando principalmente nos seguintes temas: comunhão, religião, antropologia, aliança e criação. (Texto informado pelo autor)

     

    curriculum lattes

  • Nome: Prof. Dr. MATTHIAS GRENZER

    e-mail institucional: mgrenzer@pucsp.br

    Resumo de currículo: possui bacharelado em Teologia (Philosophisch-Theologische Hochschule St. Georgen Frankfurt am Main: 1989), mestrado em História (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo: 2013) e doutorado em Teologia Bíblica (Philosophisch-Theologische Hochschule St. Georgen Frankfurt am Main: 1994). É professor da Faculdade de Teologia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Leciona na área de TEOLOGIA BÍBLICA, atuando nas disciplinas Exegese do Antigo Testamento (Pentateuco, Profetas e Livros Sapienciais), História de Israel e Hebraico.

     

    curriculum lattes

  • Nome: Prof. Dr. Pe. NEY DE SOUZA

    e-mail institucional: nsouza@pucsp.br

    Resumo de currículo: Atualmente é professor titular da Pontificia Universidade Catolica (PUC SP), diretor academico da Pontificia Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunçao PUC SP 2004-2009). Possui graduação em Filosofia pelo Centro Universitario Assunçao (1984), graduação em Historia pelo Centro Universitario Assunçao (1992), graduação em Teologia pela Pontificia Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunçao (1988), mestrado em Historia Eclesiastica pela Pontificia Universidade Gregoriana - Roma (1995) e doutorado em Historia Eclesiastica pela Pontificia Universidade Gregoriana, Roma, ITALIA(1998). Titulo de doutorado em HISTORIA registrado na USP. Tem experiência na área de História, com ênfase em História, atuando principalmente nos seguintes temas: historia, evangelizaçao, igreja, teologia e Brasil.

     

    curriculum lattes

  • Nome: Prof. Dr. Pe. KUNIHARU IWASHITA

    e-mail institucional: kiwashita@pucsp.br

    Resumo de currículo: Possui Licenciatura em Filosofia pela Faculdade de Filosofia Nossa Senhora Medianeira (1974), graduação em Teologia pelo Instituto Teológico Pio XI (1977), graduação em Psicologia Clínica pela Universidade Sao Judas Tadeu (2004), mestrado em Teologia - Universite de Fribourg, Suiça (1982) e doutorado em Teologia - Universite de Fribourg, Suiça (1987). Atualmente é professor titular da Faculdade de Teologia de Nossa Senhora da Assunção, na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo nos cursos de Graduação e Pós Graduação em Teologia - Diretor Adjunto da Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção - Perito do Tribunal Eclesiástico de São Paulo. Tem experiência na área de Teologia, com ênfase em Mariologia, Missiologia, Teologia da Revelação, Introdução à Teologia, Metodologia Científica e a disciplina dos créditos teológicos da PUC/SP o IPT, atuando principalmente nos seguintes temas: evangelização, missão, inculturação, dogma e cultura.

     

    curriculum lattes

  • Nome: Prof. Dr. Pe. VALERIANO DOS SANTOS COSTA

    e-mail institucional: vscosta@pucsp.br

    Resumo de currículo: Possui graduação em Teologia pela Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção (1980), graduação em Filosofia - Faculdades Associadas Ipiranga (1977), mestrado em Sagrada Liturgia - Pontificio Ateneu Santo Anselmo Facoltà di Sacra Liturgia (1996) e doutorado em Sagrada Liturgia - Pontificio Ateneu Santo Anselmo Facoltà di Sacra Liturgia (1997). Atualmente é professor titular e Diretor da Faculdade de Teologia Nossa Senhora Assunção da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e redator-coordenador do folheto Povo de Deus - Mitra Arquidiocesana de São Paulo. Tem experiência na área de Teologia, com ênfase em Teologia, atuando principalmente nos seguintes temas: liturgia, eucaristia, cristo, celebrar e história.

     

    curriculum lattes

Apresentação 

O Programa de Estudos Pós-Graduados em Teologia da PUC-SP é constituído por uma ÁREA DE CONCENTRAÇÃO. Esta última hospeda:

I - as atividades de pesquisa desenvolvidas por docentes e discentes;
II - o ensino das disciplinas oferecidas no Programa de Estudos Pós-Graduados em Teologia;
III - o acompanhamento dos projetos de Dissertação;
IV - os debates pertinentes à área de conhecimento da Teologia e a realização de eventos acadêmicos;
V - a produção e publicação de textos relevantes à mesma área, valorizando o diálogo permanente da Teologia com as demais Ciências e realidades sócio-culturais.

O Programa de Estudos Pós-Graduados em Teologia concentra suas pesquisas numa Área de Concentração adequada ao grupo de pesquisadores a ele vinculados.


A Área de Concentração intitula-se TEOLOGIA CRISTÃ, compreendida desde os seguintes princípios:

I - a qualificação “cristã” explicita o núcleo fundante e identitário da Teologia, segundo a Revelação bíblica e a fé apostólica professada pela Igreja Católica desde os primeiros Concílios até o magistério recente;
II - este núcleo fundante e identitário quer favorecer o foco cristológico das pesquisas, contemplando a pessoa e o mistério de Jesus de Nazaré como evento central e chave hermenêutica da História da Salvação, no qual todas as pesquisas teológicas se inspiram e para o qual convergem;
III - o estudo metodologicamente justificado e, portanto, científico de Jesus de Nazaré e de seu Evangelho fomenta uma reflexão plural e dialógica, ecumênica e interdisciplinar, com aportes significativos às grandes preocupações do ser humano em sua história, especialmente no tempo presente;
IV - o conhecimento teológico de Jesus de Nazaré considera as fontes histórico-doutrinais da fé cristã e os valores universais do Evangelho como plataforma de diálogo com as demais Ciências, Religiões e Culturas, tendo em vista a realização integral dos sujeitos e sociedades, com base na ética, democracia e direitos humanos.

De acordo com os três Departamentos existentes na Faculdade de Teologia – Departamento de Teologia Fundamental, Departamento de Teologia Sistemática e Departamento de Teologia Prática –, o Programa de Estudos Pós-Graduados em Teologia trabalha, em sua única Área de Concentração “Teologia Cristã” com três LINHAS DE PESQUISA.

As três Linhas de Pesquisa e os conteúdos pesquisados em seus âmbitos são:

I - ESTUDO TEOLÓGICO DOS FUNDAMENTOS DA FÉ CRISTÃ
a.) Teologia Bíblica
b.) Teologia Fundamental

II - SISTEMATIZAÇÃO TEOLÓGICA DA FÉ CRISTÃ
a.) Teologia Dogmática
b.) História da Igreja
c.) Liturgia

III - REFLEXÃO TEOLÓGICA SOBRE A PRÁTICA CRISTÃ
a.) Teologia Moral
b.) Teologia Pastoral
c) Missiologia

As Linhas de Pesquisa garantem a INTEGRAÇÃO do PROGRAMA DE ESTUDOS PÓS-GRADUADOS EM TEOLOGIA com o CURSO DE GRADUAÇÃO EM TEOLOGIA, e por isso se articulam com as linhas de pesquisa estabelecidas pelos Departamentos da Faculdade.

Breve apresentação 

O Programa de Estudos Pós-Graduados em Teologia da PUC-SP tem por OBJETIVOS:

I – OBJETIVO GERAL:
Formar pesquisadores na área da Teologia, bem como qualificá-los para o Ensino Superior (cf. Regimento Geral, Art. 115);

II – OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

a.) Elaborar e executar Projetos de Pesquisa nas diversas áreas do conhecimento teológico;
b.) Realizar uma reflexão teológica comprometida com a cultura e o contexto brasileiros, levando em consideração as características da reflexão teológica latino-americana;
c.) Organizar e sistematizar fontes documentais de acordo com os diversos projetos de pesquisa no Programa;
d.) Aprofundar a análise crítica de textos relacionados com a pesquisa teológica;
e.) Contribuir com o estudo histórico-crítico da sociedade e da Igreja, sendo esta última parte integrante e formadora da sociedade;
f.) Favorecer o diálogo interdisciplinar entre a teologia – em especial, “os princípios da ética cristã e da doutrina católica” – e os demais saberes em um nível científica e culturalmente elevado, conforme a dinâmica proposta pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (cf. Estatuto da PUC-SP, Art. 40);
g.) Fomentar o diálogo ecumênico, inter-religioso e inter-cultural, a partir do conhecimento dos conteúdos marcantes do pensamento cristão e à luz da fé da Igreja Católica;
h.) conferir o título correspondente mediante o cumprimento das exigências didático-científicas do Programa.

O cumprimento desses objetivos se realiza mediante determinados compromissos específicos:

I - Produzir conhecimentos (produção e publicação de textos) que contribuam para a melhoria da reflexão teológica, visto que o conhecimento adequado da fé cristã é parte inerente ao estudo da cultura e da história do Brasil e da América Latina, e, consequentemente, do encaminhamento de soluções no que se refere às atuais questões presentes na Igreja e na sociedade;
II - Contribuir para o desenvolvimento de um novo paradigma de convivência entre sujeitos, que supere a fragmentação do conhecimento e promova comportamentos éticos.

  saiba mais

Linhas de pesquisa 

As três Linhas de Pesquisa e os conteúdos pesquisados em seus âmbitos são:

  •  

    I - ESTUDO TEOLÓGICO DOS FUNDAMENTOS DA FÉ CRISTÃO

    a.) Teologia Bíblica
    b.) Teologia Fundamental

  •  

    II - SISTEMATIZAÇÃO TEOLÓGICA DA FÉ CRISTÃO

    a.) Teologia Dogmática
    b.) História da Igreja
    c.) Liturgia

  •  

    III - REFLEXÃO TEOLÓGICA SOBRE A PRÁTICA CRISTÃ

    a.) Teologia Moral
    b.) Teologia Pastoral
    c.) Missiologia

Nível 
Duração 
Mínima: 18 meses - Máxima: 30 meses
Campus 
Campus Ipiranga
Situação 
Matrículas encerradas
História 

A Pós-Graduação em Teologia (mestrado e doutorado) funciona, eclesiasticamente, desde a fundação da Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção, no ano de 1950. Quanto ao reconhecimento civil, o Programa de Pós-Graduação obteve a recomendação da CAPES para o curso de mestrado em Teologia no ano de 2002 (Portaria No. 3.949, de 30 de dezembro de 2002 – D.O.U. 31 de dezembro de 2002).

Desde então, o Programa existiu dentro do Centro Universitário Assunção (UNIFAI). Contudo, no dia 08 de abril de 2009, a Coordenação da Área de Filosofia/Teologia da CAPES reconheceu a passagem do Programa de Pós-Graduação em Teologia do Centro Universitário Assunção (UNIFAI) para a Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), através de um ato administrativo interno, uma vez que ambas as instituições se encontram vinculadas à Arquidiocese de São Paulo. Assim o Programa de Pós-Graduação acompanha novamente o Curso de Graduação em Teologia da mesma Faculdade de Teologia, o qual já tinha migrado para a Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Lembra-se aqui, outra vez, o caráter eclesiástico da Teologia. Afinal, o teólogo torna-se, por primeiro, agente da Igreja, seja como professor no mundo acadêmico-universitário (magistério e pesquisa) seja como padre, diácono ou leigo atuante no campo pastoral-social. Em contrapartida, é justamente a partir de sua atuação dentro da Igreja que o teólogo serve também à sociedade civil como um todo, por tornar-se um agente cultural, capaz de promover o conhecimento da tradição cristã, a qual é considerada patrimônio cultural da humanidade. Além do mais, em vista do projeto de uma convivência mais democrática e fraterna, o conhecimento dos valores éticos nascentes da fé cristã parece ser imprescindível.

Regulamento 

Regulamento da pós Deliberação do CONSUN nº 19-2015 - Clique aqui

Corpo Discente 

2° SEMESTRE DE 2017

Nome: Renato Gomes Alves
Orientador: Antonio Manzatto

Nome: Maria Goretti de Oliveira
Orientador: Antonio Manzatto

Nome: Antônio de Pádua Santos
Orientador: Antonio Manzatto

Nome: Isaque Sicsú de Oliveira
Orientador: Antonio Manzatto

Nome: Anderson Marchiori
Orientador: Antonio Manzatto

Nome: Renato Marinoni dos Santos Prado
Orientador: Antonio Manzatto

Nome: Tulio Felipe de Paiva
Orientador: Boris Agustín Nef Ulloa

Nome: Renato Gonçalves da Silva
Orientador: Boris Agustín Nef Ulloa

Nome: Adiel Fernandes Braga Júnior
Orientador: Boris Agustín Nef Ulloa

Nome: João Luiz Palata Viola
Orientador: Boris Agustín Nef Ulloa

Nome: José Roberto do Nascimento
Orientador: Boris Agustín Nef Ulloa

Nome: Sílvio Costa Oliveira
Orientador: Boris Agustín Nef Ulloa

Nome: Moisés da Silva
Orientador: Boris Agustín Nef Ulloa

Nome: Ismael de Jesus da Silva
Orientador: Donizete José Xavier

Nome: Mariane de Almeida Silva
Orientador: Edélcio Serafim Ottaviani

Nome: Benedita Izabel Rosa
Orientador: Edélcio Serafim Ottaviani

Nome: Luiz Albertus Sleutjes
Orientador: Edélcio Serafim Ottaviani

Nome: Marcio Rogério Manso
Orientador: Edélcio Serafim Ottaviani

Nome: Márcio Silvan Carvalho Matos
Orientador: Edélcio Serafim Ottaviani

Nome: Rafael Gouvêa Domingues
Orientador: Edélcio Serafim Ottaviani

Nome: Edi Gomes Ferreira
Orientador: Edélcio Serafim Ottaviani

Nome: Rafael Antonio Faraone Dutra
Orientador: Gilvan Leite de Araújo

Nome: Marcos Paiva Brito
Orientador: Gilvan Leite de Araújo

Nome: Alexandre Augusto Siles
Orientador: Kuniharu Iwashita

Nome: Raimundo Carvalho Gordiano
Orientador: Kuniharu Iwashita

Nome: Rafael Ferreira da Silva
Orientador: Kuniharu Iwashita

Nome: Jose de Souza Paim
Orientador: Kuniharu Iwashita

Nome: Leticia Stephany Vieira
Orientador: Kuniharu Iwashita

Nome: André Luiz Bordignon Meira
Orientador: Maria Freire da Silva

Nome: Rodrigo Antonio da Silva
Orientador: Maria Freire da Silva

Nome: Edevaldo Rocha
Orientador: Maria Freire da Silva

Nome: Francisco Erlânio G. Ribeiro
Orientador: Maria Freire da Silva

Nome: Francisca Cirlena Cunha Suzuki
Orientador: Matthias Grenzer

Nome: Fernando Gross
Orientador: Matthias Grenzer

Nome: Rosangela Nunes Bittencourt Souza
Orientador: Matthias Grenzer

Nome: André Luiz Bulbow Oliveira
Orientador: Matthias Grenzer

Nome: Elton da Silva Santana
Orientador: Matthias Grenzer

Nome: Petterson Brey
Orientador: Matthias Grenzer

Nome: Rafael da Silva França
Orientador: Matthias Grenzer

Nome: Luciano José Dias
Orientador: Matthias Grenzer

Nome: Fabiola Weber Salim
Orientador: Matthias Grenzer

Nome: Andre Luiz Massaro
Orientador: Ney de Souza

Nome: Reuberson Rodrigues Ferreira
Orientador: Ney de Souza

Nome: Pamela Karina dos Santos
Orientador: Ney de Souza

Nome: André Anéas Oliveira
Orientador: Ney de Souza

Nome: Marcelo Amaral Lanfranchi
Orientador: Ney de Souza

Nome: José Ribamar Ribeiro Rodrigues
Orientador: Valeriano dos Santos Costa

Nome: Marcos Roberto Sabino
Orientador: Valeriano dos Santos Costa

Nome: Marcos Vieira das Neves
Orientador: Valeriano dos Santos Costa

Nome: João Paulo Cardoso
Orientador: Valeriano dos Santos Costa

Nome: Diego Willian dos Santos
Orientador: Valeriano dos Santos Costa

Nome: Sergio Claudio de Souza
Orientador: Valeriano dos Santos Costa

Nome: Geovani Antonio Dias
Orientador: Valeriano dos Santos Costa

Áreas de concentração e linhas de pesquisa 

O Programa de Estudos Pós-Graduados em Teologia da PUC-SP é constituído por uma Área de Concentração. Esta última hospeda:

I - as atividades de pesquisa desenvolvidas por docentes e discentes;
II - o ensino das disciplinas oferecidas no Programa de Estudos Pós-Graduados em Teologia;
III - o acompanhamento dos projetos de Dissertação;
IV - os debates pertinentes à área de conhecimento da Teologia e a realização de eventos acadêmicos;
V - a produção e publicação de textos relevantes à mesma área, valorizando o diálogo permanente da Teologia com as demais Ciências e realidades sócio-culturais.

O Programa de Estudos Pós-Graduados em Teologia concentra suas pesquisas numa Área de Concentração adequada ao grupo de pesquisadores a ele vinculados.

A Área de Concentração intitula-se Teologia Cristã, compreendida desde os seguintes princípios:

I - a qualificação “cristã” explicita o núcleo fundante e identitário da Teologia, segundo a Revelação bíblica e a fé apostólica professada pela Igreja Católica desde os primeiros Concílios até o magistério recente;

II - este núcleo fundante e identitário quer favorecer o foco cristológico das pesquisas, contemplando a pessoa e o mistério de Jesus de Nazaré como evento central e chave hermenêutica da História da Salvação, no qual todas as pesquisas teológicas se inspiram e para o qual convergem;

III - o estudo metodologicamente justificado e, portanto, científico de Jesus de Nazaré e de seu Evangelho fomenta uma reflexão plural e dialógica, ecumênica e interdisciplinar, com aportes significativos às grandes preocupações do ser humano em sua história, especialmente no tempo presente;

IV - o conhecimento teológico de Jesus de Nazaré considera as fontes histórico-doutrinais da fé cristã e os valores universais do Evangelho como plataforma de diálogo com as demais Ciências, Religiões e Culturas, tendo em vista a realização integral dos sujeitos e sociedades, com base na ética, democracia e direitos humanos.

De acordo com os três Departamentos existentes na Faculdade de Teologia – Departamento de Teologia Fundamental, Departamento de Teologia Sistemática e Departamento de Teologia Prática –, o Programa de Estudos Pós-Graduados em Teologia trabalha, em sua única Área de Concentração “Teologia Cristã” com três Linhas de Pesquisa.

As três Linhas de Pesquisa e os conteúdos pesquisados em seus âmbitos são:

I - Estudo Teológico dos Fundamentos da Fé Cristã

a) Teologia Bíblica
b) Teologia Fundamental

II - Sistematização Teológica da Fé Cristã

a) Teologia Dogmática
b) História da Igreja
c.) Liturgia

III - Reflexão Teológica sobre a Prática Cristã

a) Teologia Moral
b) Teologia Pastoral
c) Missiologia

As Linhas de Pesquisa garantem a Integração do Programa de Estudos Pós-Graduados em Teologia com o Curso de Graduação em Teologia, e por isso se articulam com as linhas de pesquisa estabelecidas pelos Departamentos da Faculdade.

Mestrado 

Apresenta-se aqui a Estrutura Curricular que foi aprovada pela CAPES e é seguida no curso de mestrado. Todas as disciplinas mencionadas em seguida têm o valor de 04 créditos.

Mestrado Acadêmico

  •  

    O aluno do Programa de Estudos Pós-Graduados em Teologia da PUC-SP deve cumprir no mínimo QUARENTA E CINCO (45) CRÉDITOS, distribuídos da seguinte forma:

    A DISSERTAÇÃO, incluindo a apresentação do primeiro capítulo no Exame de Qualificação e a defesa do texto final, equivale a quinze créditos.
    O aluno deve cursar três (03) DISCIPLINAS INTRODUTÓRIAS, cada uma equivalendo a três (03) créditos. São elas:

    1. Fundamentos da Reflexão Teológica;
    2. Argumentação Teológica;
    3. Metodologia da Pesquisa Teológica.
  •  
    Parágrafo terceiro - O aluno deve cursar quatro DISCIPLINAS ESPECÍFICAS, de sua livre escolha. Cada disciplina equivale a três (03) créditos. As dezoito disciplinas específicas oferecidas têm os seguintes nomes:
     
    1. Metodologia Exegética
    2. Teologia Bíblica do AT
    3. Teologia Bíblica do NT
    4. História Social do Antigo Israel e do Cristianismo Primitivo
    5. Questões de Teologia Fundamental
    6. Diálogo entre Filosofia e Teologia
      (São os professores ligados à Linha de Pesquisa “Estudo Teológico dos Fundamentos da Fé Cristã” que se responsabilizam por estas Disciplinas Específicas)
    7. História e Teologia do Vaticano II
    8. História e Questões da Teologia Sistemática
    9. História da Evangelização na América Latina
    10. Liturgia e Inculturação
    11. Teologia Litúrgica
    12. Teologia em Diálogo com a Modernidade
      (São os professores ligados à Linha de Pesquisa “Sistematização Teológica da Fé Cristã” que se responsabilizam pelas Disciplinas Específicas g.-l.)
    13. Questões Atuais da Teologia Pastoral
    14. Ética e Pastoral
    15. Ações Eclesiais e Realidades Urbanas
    16. Características Específicas da Moral Cristã
    17. As Dimensões Sociais da Fé Cristã
    18. O Anúncio do Evangelho no Contexto Pluricultural
    19. (São os professores ligados á Linha de Pesquisa “Reflexão Teológica sobre a Prática Cristã” que se responsabilizam pelas Disciplinas Específicas m.-r.)

  •  
    Parágrafo quarto O aluno realiza três (03) ATIVIDADES PROGRAMADAS, equivalendo cada uma a três (03) créditos. Como Atividades Programadas são previstas:
     
    1. Participação de Congresso ou Simpósio, com comunicação própria;
    2. Publicação de um artigo em um Periódico Científico;
    3. Participação produtiva em um Grupo de Pesquisa, durante um ano.

    As condições para reconhecimento de créditos por Atividades Programadas:

    1. Publicação do resumo da apresentação no Caderno de Resumos do Congresso ou Simpósio (com ISSN);
    2. Publicação do artigo em um Periódico Científico (com ISSN) ou de um capítulo em uma coletânea de textos, seja esta um livro (com ISBN) ou livro eletrônico (com ISBN);
    3. Certificação pelo líder do Grupo de Pesquisa;
    4. São excluídas atividades exercidas anteriormente à participação no Programa;
    5. O registro da Atividade Programada é semestral.
Disciplinas 

2° SEMESTRE DE 2017

ARGUMENTAÇÃO TEOLÓGICA
NÍVEL: MESTRADO
PROFESSOR: MARIA FREIRE DA SILVA
CRÉDITOS: 3
DIA: 3ª FEIRA
HORÁRIO: 13:00 – 16:00

METODOLOGIA DA PESQUISA TEOLÓGICA
NÍVEL: MESTRADO
PROFESSOR: DONIZETE JOSÉ XAVIER
CRÉDITOS: 3
DIA: 5ª FEIRA
HORÁRIO: 13:00 – 16:00

METODOLOGIA EXEGÉTICA
NÍVEL: MESTRADO
PROFESSOR: MATTHIAS GRENZER
CRÉDITOS: 3
DIA: 5ª FEIRA
HORÁRIO: 08:00 – 11:00

O ANÚNCIO DO EVANGELHO NO CONTEXTO PLURICULTURAL
NÍVEL: MESTRADO
PROFESSOR: KUNIHARU IWASHITA
CRÉDITOS: 3
DIA: 3ª FEIRA
HORÁRIO: 08:00 – 11:00

HISTÓRIA E TEOLOGIA DO VATICANO II
NÍVEL: MESTRADO
PROFESSOR: ANTONIO MANZATTO
CRÉDITOS: 3
DIA: 4ª FEIRA
HORÁRIO: 08:00 – 11:00

Doutorado 

Grupos de pesquisa certificados pelo CNPq 

  • Leitura pragmático-linguística das Sagradas Escrituras

     

    Descrição do Grupo: Em meio às novas abordagens de estudo do texto bíblico, de modo particular aquelas que focalizam o aspecto linguístico, surgiu a Leitura Pragmático-linguística. A Pragmática considera o escrever, e também o falar, como uma ação cuja função é de provocar um efeito, ou seja, estabelecer comunicação. A respeito do texto, particularmente, são vários os elementos constitutivos que empenham a atenção do exegeta, como a forma (sintaxe) e o conteúdo (semântica), a história. Todavia, o estudo desses elementos não esgota a compreensão do texto.
    A Pragmática, então, tendo o texto como uma realidade aberta, considera todos os elementos constitutivos e performativos do mesmo e os trabalha numa perspectiva comunicativa. Dentro desta perspectiva, o texto é considerado como uma realidade interativa carregada de um potencial de eficácia que ao ser reativado, pode gerar inclusive um efeito social, provocando mudanças em outras pessoas (leitor[es] empírico[s]). A Pragmática tem ainda como referência a gramática, a análise narrativa, a retórica, a estilística, os gêneros literários, a historicidade e todos os elementos identificáveis que favoreçam a comunicação, pensados de forma crítica.
    Dois aspectos da pragmática devem ser evidenciados: a intertextualidade e interculturalidade. Note-se que todo texto é produzido num ambiente cultural e o mesmo pode influenciar outros ambientes e/ou textos. Isso é muito comum no texto bíblico.

    site

    Professor Responsável: Prof. Dr. Pe. Boris Agustín Nef Ulloa

  • Religião e Política no Brasil Contemporâneo

     

    Resumo: 1)Atividades em andamento Elaboraçao de textos, mini-cursos (ANPUH, ANPTECRE) sobre os artigos censurados (silenciados) do jornal O SAO PAULO durante a ditadura militar. O grupo já cadastrou 87 artigos censurados deste periódico. Organizou um banco de dados sobre os mesmos e realiza pesquisas a partir destes artigos. Orientações de Dissertações e monografias sobre o objeto de pesquisa. 2)Atividades já realizadas a) publicação de artigos sobre a ditadura militar, catolicismo e os textos censurados do jornal O SAO PAULO b) conferencias, cursos de curta duração sobre a temática da censura, ditadura e as relações com o catolicismo no Brasil e, em particular, em São Paulo.

    site

    Professor responsável: Prof. Dr. Pe. Ney de Souza

  • Grupo de Pesquisa em Literatura, Religião e Teologia-Lerte

     

    Resumo: O grupo tem formação pluri-institucional, uma vez que seus membros pesquisadores pertencem a diversas instituições acadêmicas de diferentes estados da federação. É grupo destacado na produção de material de trabalho na área específica de estudos de teologia e literatura, tendo seus membros publicado constantemente artigos de relevância na área. Vários de seus membros são destacados na área, dela participando como figuras de referência. Participa efetivamente de eventos, congressos e seminários que se realizam, sobretudo na área da teologia e das ciências da religião. Organiza anualmente uma Jornada de Estudos de onde participam pesquisadores de outros grupos e regiões, sendo que a de 2012 revestiu-se de caráter internacional.

    site

    Professor responsável: Prof. Dr. Pe. Antonio Manzatto

  • Tradução e Interpretação do Antigo Testamento - TIAT

     

    Descrição do Grupo: Reunindo professores-pesquisadores que atuam em três Universidades (PUC-SP; PUC-Rio; PUC-PR) e numa Faculdade (FLT), todas elas na região dos Estados de Rio de Janeiro, São Paulo e Paraná, o Grupo de Pesquisa "Tradução e Interpretação do Antigo Testamento" (TIAT) caracteriza-se como pluri-institucional e inter-estatal. Os pesquisadores pertencentes a este Grupo de Pesquisa realizam estudos linguísticos a respeito dos idiomas que foram usados para compor os textos do Antigo Testamento (Hebraico, Aramaico e Grego), estudos histórico-arquelógicos sobre o antigo Israel e estudos exegéticos dos textos que formam o corpo da primeira parte da Bíblia cristã. Os resultados dessas pesquisas favorecem atualmente dois projetos editoriais: por um lado, o Comentário Bíblico Paulinas [cf. Leonardo Agostini Fernandes: Rute e Jonas; Leonardo Agostini Fernandes e Matthias Grenzer: Êxodo 15,22-18,27]; de outro lado, uma nova tradução da Bíblia para o português, realizada pela Editora Paulinas.

    site

    Professor responsável: Prof. Dr. Matthias Grenzer

  • Questões de Deus

     

    Resumo: O grupo trata da relação entre Teologia Trinitária e as relações Humanas. No coração da fé cristã se encontra a confissão do Deus Uno e Trino e de sua obra salvífica. A doutrina trinitária durante muito tempo foi vista apenas como uma fórmula defensiva para o mistério de Deus, mistério que deve ser objeto de adoração. Porém o mistério não é apenas algo negativo, apofático, mas também positivo, catafático, e que, sem perder seu caráter de mistério, pode ser expresso analogicamente por palavras. Desde os primeiros séculos do cristianismo, o mistério trinitário tem sido tema de reflexão. Os cristãos primitivos a partir da ressurreição fizeram a experiência de um Deus comunhão revelado em Jesus Cristo. A fé no Deus Uno e Trino não é um enigma insolúvel, nem uma informação adicional sem consequências, alheia à prática cotidiana. Trata-se justamente de descobrir e realizar as consequências que emergem do ser trinitário de Deus para a realidade humana.

    site

    Professor responsável: Profª. Drª. Ir. Maria Freire

  • Teologia Litúrgica

     

    Resumo: O grupo aprofundará a relação entre Teologia Litúrgica e Modernidade a fim de clarear o contexto em que o Evangelho é anunciado, vivido e celebrado. O status do Ser Humano atual, destinatário da "Boa Nova" do Reino de Deus, requer ser melhor compreendido e estudado na linha da interdisciplinaridade, comparando-se textos teológicos e litúrgicos com autores que possam ajudar na compreensão da realidade contemporânea e na expressão ritual da celebração litúrgica.

    site

    Professor responsável: Prof. Dr. Pe. Valeriano dos Santos Costa

  • Teologia e Espiritualidade

    Endereço para acessar este espelho: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/0844885519627865

    Resumo: Reconhecendo a necessidade de se criar uma ponte entre o conhecimento teológico e a espiritualidade, procurar-se-á fazer uma aproximação entre conhecimento científico e sistemático da teologia e a experiência do amor de Deus na espiritualidade e na vida mística cristã. Ao afirmarmos que teologia e espiritualidade estão relacionadas, reconhecemos que as tentativas de falar sobre Deus de forma sistemática não podem estar separadas da fé e da vivência espiritual pessoais. Igualmente, no mundo contemporâneo, nota-se sinais de uma convergência entre a Teologia e os estudos avançados de Espiritualidade, o que é encorajador tanto para a Teologia quanto para a Espiritualidade. Integrarão o grupo pesquisadores de diferentes áreas da Teologia para trabalhar os temas relacionados com o tema da relação entre Teologia e Espiritualidade, procurando dessa forma contribuir para fazer avançar a pesquisa nesse campo do conhecimento. E a linha de pesquisa principal será: Estudos avançados sobre Teologia.

    {C}{C}{C}{C}{C}{C}{C}{C}{C}{C}{C}

    Professor responsável: Prof. Dr. Pe. Kuniharu Iwashita

Centros e Núcleos 

Pesquisas dos Docentes 

Projetos em Andamento

NOME DO PROJETO PROF. RESPONSÁVEL STATUS
Mística, Cultura e Práxis Alex Villas Boas O. Mariano EM ANDAMENTO
Jesus: História e Narrativa Antonio Manzatto EM ANDAMENTO
Programa Certas Canções Antonio Manzatto EM ANDAMENTO
As Escrituras Hebraicas Na Bíblia Cristã Boris Agustín Nef Ulloa EM ANDAMENTO
A Administração da Igreja Universal e Local e sua Missionariedade Denilson Geraldo EM ANDAMENTO
O Matrimônio em sua Dimensão Antropológica, Sacramental e Jurídica na Construção da Sociedade Denilson Geraldo EM ANDAMENTO
Os Sacramentos da Reconciliação e da Ordem como Instrumentos de Serviço Denilson Geraldo EM ANDAMENTO
Relação entre as Tradições de Israel e a Literatura Joanina Gilvan Leite de Araújo EM ANDAMENTO
Diálogo, Inculturação e Missão Kuniharu Iwashita EM ANDAMENTO
Teologia da Trindade e Modelo Societário Maria Freire da Silva EM ANDAMENTO
Exegese do Pentateuco Matthias Grenzer EM ANDAMENTO
Catolicismo e Ditadura Militar em São Paulo Ney de Souza EM ANDAMENTO
Vaticano Ii, Memória e Esperança (O Evento) Ney de Souza EM ANDAMENTO
Códigos Éticos, Realidade Urbana e Evangelização Tarcísio Justino Loro EM ANDAMENTO
Teologia Litúrgica em Tempos Líquidos Valeriano dos Santos Costa EM ANDAMENTO

Projetos Concluídos

NOME DO PROJETO PROF. RESPONSÁVEL STATUS
Nucleação dos Estudos sobre Teologia e Literatura no Brasil Antonio Manzatto CONCLUÍDO
Teologia e Literatura Antonio Manzatto CONCLUÍDO
As Raízes do Cristianismo a Partir da Literatura Joanina Gilvan Leite De Araújo CONCLUÍDO
As Dimensões Proféticas da Religião do Antigo Israel Matthias Grenzer CONCLUÍDO
Religião e Política no Brasil Contemporâneo Ney De Souza CONCLUÍDO
Vaticano Ii, História e Memória Ney De Souza CONCLUÍDO
A Sacramentalidade da Liturgia: Do Mais Profundo do Humano ao Mais Sublime do Divino. Valeriano dos Santos Costa CONCLUÍDO
Pesquisas Concluídas 

Em breve.

Publicações 

Em breve.

Bolsas 

Os alunos regularmente matriculados no Programa de Estudos Pós-Graduados em Teologia poderão pleitear bolsa CAPES e ADVENIAT. A análise dos pedidos é feita pela Comissão de Bolsas do Programa, composta por três professores e alunos, de acordo com as normas estabelecidas pelo Colegiado do Programa, dentro das Normas das Agências de Fomento.

As Bolsas CAPES Módulo Taxas cobrem apenas o custo das mensalidades da PUC-SP. As Bolsas CAPES Módulo Bolsas cobrem as mensalidades da PUC-SP pelas Agências de Fomento e, em acréscimo, dão um valor mensal para o Bolsista, para custeio das pesquisas, não ultrapassando o período de 24 meses no Mestrado. O aluno com Bolsa CAPES Taxa e/ou Adveniat pode ter vínculo empregatício.

A FAPESP também recebe pedidos de concessão de bolsas, em períodos pré-determinados, diretamente, em sua sede em São Paulo. Informações poderão ser obtidas no site: www.fapesp.br, ou pelo telefone (11) 3838-4000.

Anualmente recebemos uma cota anual da ADVENIAT, Alemanha (Fundo de Bolsas destinado aos alunos da Pós-Graduação em Teologia). A Comissão de Bolsas do Programa analisa os pedidos de bolsas faz a distribuição em porcentagem nas mensalidades (agosto a dezembro – fevereiro a junho).

Os bolsistas de qualquer tipo (CAPES, ADVENIAT e FAPESP) devem concluir seu curso de Mestrado em 24 (vinte e quatro) meses. As Bolsas (CAPES e ADVENIAT) são renovadas a cada semestre pela Comissão de Bolsas, podendo vir a ser cancelada a qualquer momento, por indicação da Comissão de Bolsas e decisão do Colegiado, caso o aluno bolsista não cumpra as exigências devidas.

Avaliação da Capes 
Quadriênio 2013-2016 – Conceito 4
Coordenação e vice-coordenação 
  • Coordenador
    Prof. Dr. Matthias Grenzer

  • Vice-coordenador 
    Prof. Dr. Pe. Kuniharu Iwashita

Revistas 

Revista de Cultura Teológica. ISSN (impresso) 0104-0529 (eletrônico) 2317-4307

http://revistas.pucsp.br/culturateo

A Revista de Cultura Teológica, do Programa de Estudos Pós Graduados em Teologia da PUC/SP, com mais de 20 anos de existência, é um veículo importante de difusão da pesquisa acadêmica na área de Teologia, mas também de Filosofia, destinada a professores e alunos de Teologia e a todos que se interessam por temas teológicos, que a partir deste ano, passa a ter um novo formato, com duas publicações anuais, passando de trimestral para semestral, com a implantação de melhorias necessárias para um Periódico Científico em sua versão impressa, mas também eletrônica no Portal de Periódicos da PUC/SP.

Qualis B1 pela Capes.

Normas para publicação na Revista de Cultura Teológica - Clique aqui

 

Revista Brasileira de Literaturas e Teologias (TEOLITERARIA). ISSN 2236-9937

http://revistas.pucsp.br/index.php/teoliteraria/index

Teoliterária (Revista Brasileira de Literaturas e Teologias) é uma publicação semestral do Programa de Estudos Pós-Graduados em Teologia da PUC-SP, em parceria com a Associação Latino Americana de Literatura e Teologia (ALALITE) e tem por objetivo veicular trabalhos científicos que contribuam para o avanço da pesquisa na área do diálogo entre literaturas e teologias.

Normas para publicação na Revista de Cultura Teológica - Clique aqui

Egressos 

Dissertações e teses defendidas 

2013  

  •  

    Nível: ME

    Data: 19/03/2013

    Nome do Autor: ELCIO RUBENS MOTA FELIX

    Título: A RELAÇÃO PALAVRA-ESPÍRITO NA CONSTITUIÇÃO DOGMÁTICA DEI VERBUM DO CONCÍLIO VATICANO II

    Orientador: KUNIHARU IWASHITA

    Linha de Pesquisa: TEOLOGIA SISTEMÁTICA

    Link da Tese

  •  

    Nível: ME

    Data: 02/04/2013

    Nome do Autor: GBEDEY MÉBOUNOU NYÉKPLOLA

    Título: CONHECIDO, ASSENHOREADO, CRIADO E CONDUZIDO PELO SENHOR - UM ESTUDO EXEGÉTICO DO SI 139

    Orientador: MATTHIAS GRENZER

    Linha de Pesquisa: TEOLOGIA SISTEMÁTICA

    Link da Tese

  •  

    Nível:ME

    Data: 25/04/2013

    Nome do Autor: FRANK ANTONIO DE ALMEIDA

    Título: A COMPREENSÃO DA CONSCIÊNCIA MORAL SEGUNDO MARCIANO VIDAL GARCIA

    Orientador: TARCISIO JUSTINO LORO

    Linha de Pesquisa: TEOLOGIA PRÁTICA

    Link da Tese

  •  

    Nível: ME

    Data: 25/04/2013

    Nome do Autor: ANTONIO MARCOS DEPIZZOLI

    Título: CATEQUESE NO BRASIL JUNTO À PESSOA COM DEFICIÊNCIA

    Orientador: SERGIO CONRADO

    Linha de Pesquisa: TEOLOGIA PRÁTICA

    Link da Tese

  •  

    Nível: ME

    Data: 08/05/2013

    Nome do Autor: EDELCIO SERAFIM OTTAVIANI

    Título: A BUSCA DA VERDADE NO EXERCÍCIO DA LIBERDADE - ESPECIFICIDADES, DIFICULDADES E ESPIRITUALIDADE DO TEÓLOGO CONTEMPORÂNEO.

    Orientador: ANTONIO MANZATTO

    Linha de Pesquisa: TEOLOGIA SISTEMÁTICA

  •  

    Nível: ME

    Data: 27/05/2013

    Nome do Autor: EDVALDO CARNEIRO DA COSTA

    Título: A ECO-ESPIRITUALIDADE NA PERSPECTIVA DE LEONARDO BOFF

    Orientador: NEY DE SOUZA

    Linha de Pesquisa: TEOLOGIA SISTEMÁTICA

  •  

    Nível: ME

    Data: NELSON MARIA BRECHÓ DA SILVA

    Nome do Autor: A AMIZADE FIEL SEGUNDO ECLESIÁSTICO 6, 14 - 17

    Título: GILVAN LEITE DE ARAUJO

    Orientador: TEOLOGIA SISTEMÁTICA

    Linha de Pesquisa: 28/05/2010

    Link da Tese

  •  

    Nível: ME

    Data: 28/05/2013

    Nome do Autor: EDUARDO DALABENETA

    Título: O PENSAMENTO LITÚRGICO DE EDITH STEIN: CONTEXTO - CONCEITO - CONTRIBUIÇÃO

    Orientador: MARIA FREIRE DA SILVA

    Linha de Pesquisa: TEOLOGIA SISTEMÁTICA

    Link da Tese

  •  

    Nível: ME

    Data: 04/06/2013

    Nome do Autor: RAFAEL RICARDO RODRÍGUEZ QUINTERO

    Título:O SENTIDO DA LITURGIA PARA A NOVA EVANGELIZAÇÃO

    Orientador: VALERIANO DOS SANTOS COSTA

    Linha de Pesquisa: TEOLOGIA SISTEMÁTICA

  •  

    Nível: ME

    Data: 04/06/2013

    Nome do Autor: EURIVALDO SILVA FERREIRA

    Título: O ANO LITÚRGICO COMO ITINERÁRIO TEOLÓGICO E PEDAGÓGICO DA FÉ

    Orientador: VALERIANO DOS SANTOS COSTA

    Linha de Pesquisa: TEOLOGIA SISTEMÁTICA

    Link da Tese

  •  

    Nível: ME

    Data: 05/06/2013

    Nome do Autor: JOSÉ ROBERTO ABREU DE MATTOS

    Título: O PROBLEMA DO MAL NO LIVRE ARBÍTRIO DE SANTO AGOSTINHO

    Orientador: MARIA FREIRE DA SILVA

    Linha de Pesquisa: TEOLOGIA SISTEMÁTICA

    Link da Tese

  •  

    Nível: ME

    Data: 05/08/2013

    Nome do Autor: AGNESE COSTALUNGA

    Título: GLOBALIZAÇÃO EXCLUDENTE, TRINDADE E EVANGELIZAÇÃO

    Orientador: KUNIHARU IWASHITA

    Linha de Pesquisa: TEOLOGIA SISTEMÁTICA

    Link da Tese

  •  

    Nível: ME

    Data: 15/10/2013

    Nome do Autor: JORDELIO SILES LEDO

    Título: A PESSOA DO CATEQUISTA E SUA FORMAÇÃO HUMANO-CRISTÃ

    Orientador: SERGIO CONRADO

    Linha de Pesquisa: TEOLOGIA PRÁTICA

  •  

    Nível: ME

    Data: 24/10/2013

    Nome do Autor: CELIA SOARES DE SOUSA

    Título: MÍSTICA CRISTÃ E POESIA NAS OBRAS DE MURILO MENDES

    Orientador: ANTONIO MANZATTO

    Linha de Pesquisa: TEOLOGIA SISTEMÁTICA

  •  

    Nível: ME

    Data: 24/10/2013

    Nome do Autor: LUIZ TARCISO SOUZA

    Título: UM ESTUDO SOBRE AS PRINCIPAIS ACUSAÇÕES E DEFESAS SOBRE ANTISSEMITISMO E OMISSÃO DE PIO XII NOS EPISÓDIOS DA SHOAH

    Orientador: NEY DE SOUZA

    Linha de Pesquisa: TEOLOGIA SISTEMÁTICA

  •  

    Nível: ME

    Data: 29/10/2013

    Nome do Autor: GLAUCIO ALBERTO FARIA DE SOUZA

    Título: A HUMANIZAÇÃO DO SER HUMANO. UM DIÁLOGO ENTRE A TEOLOGIA E A OBRA LITERÁRIA ´A HORA DA ESTRELA´ DE CLARICE LISPECTOR

    Orientador: ANTONIO MANZATTO

    Linha de Pesquisa: TEOLOGIA SISTEMÁTICA

  •  

    Nível: ME

    Data: 18/11/2013

    Nome do Autor: CARLOS ANTONIO DA SILVA

    Título: PARA UMA COMPREENSÃO NÃO ABSOLUTISTA DO PODER PRIMACIAL. REVENDO OS FUNDAMENTOS DA PASTOR AETERNUS

    Orientador: NEY DE SOUZA

    Linha de Pesquisa: TEOLOGIA SISTEMÁTICA

  •  

    Nível: ME

    Data: 21/11/2013

    Nome do Autor: CLÁUDIO TELES DE TOLÊDO BERNARDES

    Título: ÉTICA DA ALTERIDADE E MORAL CRISTÃ - O DIÁLOGO ENTRE A FILOSOFIA DE EMMANUEL LEVINAS E A TEOLOGIA MORAL

    Orientador: KUNIHARU IWASHITA

    Linha de Pesquisa: TEOLOGIA SISTEMÁTICA

  •  

    Nível: ME

    Data: 29/11/2013

    Nome do Autor: RODRIGO MAIA DOS SANTOS

    Título: FÉ E DEVOÇÃO: A VIVÊNCIA HISTÓRICO-LITÚRGICA DAS IRMANDADES DE NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO DOS HOMENS PRETOS DE OURO PRETO

    Orientador: NEY DE SOUZA

    Linha de Pesquisa: TEOLOGIA SISTEMÁTICA

2012  

  •  

    Nível: ME

    Data: 01/02/2012

    Nome do Autor: JOSÉ CLAUDIO JORDÃO

    Título: ESTUDO DO CONCEITO ´POVO DE DEUS´ NA LUMEN GENTIUM

    Orientador: ANTONIO MANZATTO

    Linha de Pesquisa: TEOLOGIA SISTEMÁTICA

    Link da Tese

  •  

    Nível: ME

    Data: 27/03/2012

    Nome do Autor: LEOMAR NASCIMENTO DE JESUS

    Título:PRINCÍPIOS ÉTICOS PARA A COMUNICAÇÃO SOCIAL A PARTIR DA INSTRUÇÃO PASTORAL ´COMMUNIO ET PROGRESSIO` (PCMCS)

    Orientador: TARCISIO JUSTINO LORO

    Linha de Pesquisa: TEOLOGIA PRÁTICA

    Link da Tese

  •  

    Nível: ME

    Data: 27/03/2012

    Nome do Autor: JANIO FERNANDES DE LIMA

    Título: UM ESTUDO TEOLÓGICO - LITÚRGICO DAS LOUVAÇÕES POPULARES NA CELEBRAÇÃO DA PALAVRA DE DEUS QUE SÃO UMA MANEIRA INCULTURADA DE AÇÃO DE GRAÇAS E LOUVOR

    Orientador: MARIA FREIRE DA SILVA

    Linha de Pesquisa: TEOLOGIA SISTEMÁTICA

  •  

    Nível: ME

    Data: 10/04/2012

    Nome do Autor: EDUARDO MALASPINA

    Título: VIDA ECLESIAL E MEIOS DE COMUNICAÇÃO - UMA ANÁLISE DA PRÁTICA COMUNICACIONAL NA IGREJA CATÓLICA A PARTIR DO DECRETO INTER MARIFICA

    Orientador: SERGIO CONRADO

    Linha de Pesquisa: TEOLOGIA PRÁTICA

    Link da Tese

  •  

    Nível: ME

    Data: 25/04/2012

    Nome do Autor: RENATO VIEIRA

    Título: O PRINCÍPIO MARIANO E O PRINCÍPIO PETRINO NO PENSAMENTO ECLESIOLÓGICO DE HANS URS VON BALTHASAR

    Orientador: NEY DE SOUZA

    Linha de Pesquisa: TEOLOGIA SISTEMÁTICA

  •  

    Nível: ME

    Data: 26/04/2012

    Nome do Autor: GABRIEL DOS SANTOS FRADE

    Título: ARQUITETURA E LITURGIA: AS CONTRIBUIÇÕES DO MOVIMENTO LITÚRGICO À ARQUITETURA CATÓLICA PAULISTANA (1933-1962)

    Orientador: VALERIANO DOS SANTOS COSTA

    Linha de Pesquisa: TEOLOGIA SISTEMÁTICA

    Link da Tese

  •  

    Nível: ME

    Data: 10/05/2012

    Nome do Autor: EDUARDO BUENO FRAGUAS

    Título: E O QUE VIU TESTEMUNHA. O CONCEITO DE TESTEMUNHA A PARTIR DO EVANGELHO DE JOÃO 19,35

    Orientador: GILVAN LEITE DE ARAUJO

    Linha de Pesquisa: TEOLOGIA SISTEMÁTICA

    Link da Tese

  •  

    Nível: ME

    Data: 15/05/2012

    Nome do Autor: IVENISE TERESINHA GONZAGA SANTINON

    Título: CATEQUESE FAMILIAR COMO UMA NOVA PROPOSTA ECLESIAL

    Orientador: SERGIO CONRADO

    Linha de Pesquisa: TEOLOGIA PRÁTICA

    Link da Tese

  •  

    Nível: ME

    Data: 15/05/2012

    Nome do Autor: ADRIANO CORRÊA DA SILVA

    Título: A ANENCEFALIA FETAL E O ABORTO NA EVANGELIUM VITAE DO PAPA JOÃO PAULO II

    Orientador: KUNIHARU IWASHITA

    Linha de Pesquisa: TEOLOGIA SISTEMÁTICA

    Link da Tese

  •  

    Nível: ME

    Data: 16/05/2012

    Nome do Autor: MAURICIO NASCIMENTO CRUZ FILHO

    Título: A CELEBRAÇÃO EUCARÍSTICA PELA TV: ASPECTOS TEOLÓGICOS E COMUNICACIONAIS

    Orientador: 2TARCISIO JUSTINO LORO

    Linha de Pesquisa: TEOLOGIA PRÁTICA

    Link da Tese

  •  

    Nível: ME

    Data: 23/05/2012

    Nome do Autor: MAURO NEGRO

    Título: EM MAMRÊ, A VISITA DA PROMESSA. UM ESTUDO DE GÊNESIS 18,1-15 E SUAS PERSPECTIVAS TEOLÓGICAS E ÉTICAS

    Orientador: MATTHIAS GRENZER

    Linha de Pesquisa: TEOLOGIA SISTEMÁTICA

    Link da Tese

  •  

    Nível: ME

    Data: 29/05/2012

    Nome do Autor: WANDERLEY RODRIGUES DE MESQUITA

    Título: OS TEXTOS EUCOLÓGICOS ATUALIZADOS PELO CONCÍLIO VATICANO II E SUA ADAPTAÇÃO HOJE EM GRUPOS E IGREJAS PARTICULARES NO BRASIL

    Orientador: VALERIANO DOS SANTOS COSTA

    Link da Tese

  •  

    Nível: ME

    Data: 30/05/2012

    Nome do Autor: TONYGLEI SUAVE

    Título: ONDE ESTÁ O TEU DEUS? UM ESTUDO EXEGÉTICO DOS SALMOS 42 - 43

    Orientador: MATTHIAS GRENZER

    Linha de Pesquisa: TEOLOGIA SISTEMÁTICA

    Link da Tese

  •  

    Nível: ME

    Data: 14/08/2012

    Nome do Autor: FERNANDO RODRIGUES FRANCISCO

    Título: ASPECTOS FUNDAMENTAIS DA TEOLOGIA DO LAICATO A PARTIR DA EXORTAÇÃO APOSTÓLICA CHRISTIFIDELES LAICI

    Orientador: SERGIO CONRADO

    Linha de Pesquisa: TEOLOGIA PRÁTICA

    Link da Tese

  •  

    Nível: ME

    Data: 30/08/2012

    Nome do Autor: MINA SOLANGE GENEROSO DA SILVA

    Título: A RELEVÂNCIA DA HISTORICIDADE DE JESUS DE NAZARÉ PARA A COMPREENSÃO DA MENSAGEM DO REINO DE DEUS

    Orientador: ANTONIO MANZATTO

    Linha de Pesquisa: TEOLOGIA SISTEMÁTICA

    Link da Tese

  •  

    Nível: ME

    Data: 29/10/2012

    Nome do Autor: IVANISE BOMBONATTO

    Título: SEGUIMENTO DE JESUS NA CRISTOLOGIA DE JON SOBRINO

    Orientador: MARIA FREIRE DA SILVA

    Linha de Pesquisa: TEOLOGIA SISTEMÁTICA

    Link da Tese

2011  

  •  

    Nível: ME

    Data: 10/02/2011

    Nome do Autor: FRANCISCO EMILIO SURIAN

    Título: TEOLOGIA DA ALIANÇA E SUA RELAÇÃO COM A DIGNIDADE HUMANA: ASPECTOS COINCIDENTES ENTRE A NOVA ALIANÇA E AS PRINCIPAIS CELEBRAÇÕES DA ALIANÇA NO ANTIGO TESTAMENTO

    Orientador: MARIA FREIRE DA SILVA

    Linha de Pesquisa: TEOLOGIA SISTEMÁTICA

    Link da Tese

  •  

    Nível: ME

    Data: 16/02/2011

    Nome do Autor: ANTONIO ALONE MAIA

    Título: SAÚDE E DOENÇA NA CULTURA NYUNGWE: UM OLHAR ANTROPOLÓGICO-TEOLÓGICO

    Orientador: LISANEOS FRANCISCO PRATES

    Linha de Pesquisa: TEOLOGIA SISTEMÁTICA

    Link da Tese

  •  

    Nível: ME

    Data: 22/02/2011

    Nome do Autor: IVANY DANTAS PIMENTEL

    Título:ASPECTOS HISTÓRICOS-TEOLÓGICOS DA PREGAÇÃO DE JESUS SOBRE O REINO DE DEUS

    Orientador: ANTONIO MANZATTO

    Linha de Pesquisa: TEOLOGIA SISTEMÁTICA

    Link da Tese

  •  

    Nível: ME

    Data: 24/02/2011

    Nome do Autor: SERGIO BLAIN

    Título: UM OLHAR TEOLÓGICO SOBRE A OBRA ´MARÍLIA DE DIRCEU´ DE GUIGNARD

    Orientador: ANTONIO MANZATTO

    Linha de Pesquisa: TEOLOGIA SISTEMÁTICA

    Link da Tese

  •  

    Nível: ME

    Data: 16/03/2011

    Nome do Autor: JUAN ANDRES HIDALGO LORA

    Título: PASTORAL DA JUVENTUDE: ANÁLISE ATUAL DA ACOLHIDA E DO ACOMPANHAMENTO DE GRUPOS DE JOVENS CATÓLICOS NA REPÚBLICA DOMINICANA

    Orientador: SERGIO CONRADO

    Linha de Pesquisa: TEOLOGIA PRÁTICA

    Link da Tese

  •  

    Nível: ME

    Data: 17/03/2011

    Nome do Autor: RODOLFO GASPARINI MORBIOLO

    Título: A RELAÇÃO ESPONSAL ENTRE CRISTO E SUA IGREJA. A ESPOSA DE CRISTO NA CONSTITUIÇÃO SOBRE A IGREJA DO CONCÍLIO VATICANO II

    Orientador: NEY DE SOUZA

    Linha de Pesquisa: TEOLOGIA SISTEMÁTICA

    Link da Tese

  •  

    Nível: ME

    Data: 09/05/2011

    Nome do Autor: ROBERTO MARCELO DA SILVA

    Título: REFLEXÃO TEOLÓGICA SOBRE A DESCIDA DE CRISTO À MANSÃO DOS MORTOS. ORIGENS E DESDOBRAMENTOS DE UM ARTIGO DE FÉ

    Orientador: NEY DE SOUZA

    Linha de Pesquisa: TEOLOGIA SISTEMÁTICA

    Link da Tese

  •  

    Nível: ME

    Data: 12/05/2011

    Nome do Autor: RONALD LOBO

    Título: O VERDADEIRO JEJUM. UM ESTUDO EXEGÉTICO DE IS 58, 1-12

    Orientador: MATTHIAS GRENZER

    Linha de Pesquisa: TEOLOGIA SISTEMÁTICA

    Link da Tese

  •  

    Nível: ME

    Data: 12/05/2011

    Nome do Autor: CRISTIANO MARMELO PINTO

    Título: A EXPERIÊNCIA DO MISTÉRIO PAPAL DE CRISTO NO MISTÉRIO DO AMOR HUMANO, CELEBRADO NO SACRAMENTO DO MATRIMÔNIO

    Orientador: VALERIANO DOS SANTOS COSTA

    Linha de Pesquisa: TEOLOGIA SISTEMÁTICA

  •  

    Nível: ME

    Data: 19/05/2011

    Nome do Autor: SERGIO ALEJANDRO RIBARIC

    Título: O SILÊNCIO DE DEUS. SEGUNDO HANS URS VON BALTHASAR

    Orientador: MARIA FREIRE DA SILVA

    Linha de Pesquisa: TEOLOGIA SISTEMÁTICA

    Link da Tese

  •  

    Nível: ME

    Data: 15/08/2011

    Nome do Autor: LUCIANO DOS SANTOS

    Título: LITURGIA E VIDA: A VIDA NA CELEBRAÇÃO DOMINICAL DA PALAVRA DE DEUS NOS DOCUMENTOS 43 E 52 DA CNBB

    Orientador: VALERIANO DOS SANTOS COSTA

    Linha de Pesquisa: TEOLOGIA SISTEMÁTICA

    Link da Tese

  •  

    Nível: ME

    Data: 11/10/2011

    Nome do Autor: REGINALDO MARCOLINO

    Título: O MISTÉRIO DA ENCARNAÇÃO NA REFLEXÃO TEOLÓGICA DE LUÍS F. LADARIA

    Orientador: MARIA FREIRE DA SILVA

    Linha de Pesquisa: TEOLOGIA SISTEMÁTICA

    Link da Tese

  •  

    Nível: ME

    Data: 19/10/2011

    Nome do Autor: ADILSON ULPRIST

    Título: A INTERNET A SERVIÇO DA EVANGELIZAÇÃO

    Orientador: TARCISIO JUSTINO LORO

    Linha de Pesquisa: TEOLOGIA PRÁTICA

    Link da Tese

  •  

    Nível: ME

    Data: 25/10/2011

    Nome do Autor: MARCELO FRÓES DE MATOS

    Título: O MISTÉRIO PASCAL NA HOMILIA: UM SERVIÇO À COMUNIDADE POR MEIO DA LITURGIA DA PALAVRA

    Orientador: VALERIANO DOS SANTOS COSTA

    Linha de Pesquisa: TEOLOGIA SISTEMÁTICA

    Link da Tese

  •  

    Nível: ME

    Data: 28/10/2011

    Nome do Autor: ELIZANGELA CHAVES DIAS

    Título: SARAI COMO ESPOSA E IRMÃ DE ABRÃO. UM ESTUDO EXEGÉTICO DE GN 12, 10-13,1A

    Orientador: MATTHIAS GRENZER

    Linha de Pesquisa: TEOLOGIA SISTEMÁTICA

    Link da Tese

  •  

    Nível: ME

    Data: 28/10/2011

    Nome do Autor: MARIA JILVANEIDE DOS SANTOS

    Título: A CELEBRAÇÃO DA LIBERDADE. UM ESTUDO EXEGÉTICO DOS CANTOS DE MOISÉS E MÍRIAM (EX 15,1-21)

    Orientador: MATTHIAS GRENZER

    Linha de Pesquisa: TEOLOGIA SISTEMÁTICA

    Link da Tese

  •  

    Nível: ME

    Data: 04/11/2011

    Nome do Autor: JAIRO DA MOTA BASTOS

    Título: LINHAS PARA UMA CRISTOLOGIA AFRO-AMERICANA

    Orientador: ANTONIO MANZATTO

    Linha de Pesquisa: TEOLOGIA SISTEMÁTICA

  •  

    Nível: ME

    Data: 04/11/2011

    Nome do Autor: SILVESTRE GRZIBOWSKI

    Título: FOME E SACIEDADE NO DESERTO - UM ESTUDO LITERÁRIO-HISTÓRICO E TEOLÓGICO DE EX 16

    Orientador: MATTHIAS GRENZER

    Linha de Pesquisa: TEOLOGIA SISTEMÁTICA

  •  

    Nível: ME

    Data: 17/11/2011

    Nome do Autor: PEDRO SAVELLI

    Título: O BATISMO E A EUCARISTIA NA PERSPECTIVA DA DEIFICAÇÃO

    Orientador: VALERIANO DOS SANTOS COSTA

    Linha de Pesquisa: TEOLOGIA SISTEMÁTICA

    Link da Tese

  •  

    Nível: ME

    Data: 22/11/2011

    Nome do Autor: JOÃO BATISTA CESÁRIO

    Título: ´DO CORAÇÃO DA IGREJA´, ELEMENTOS HISTÓRICO-PASTORAIS DA UNIVERSIDADE CATÓLICA: REFLEXÕES SOBRE A AÇÃO DA IGREJA NA PUC-CAMPINAS

    Orientador: TARCISIO JUSTINO LORO

    Linha de Pesquisa: TEOLOGIA PRÁTICA

    Link da Tese

  •  

    Nível: ME

    Data: 13/12/2011

    Nome do Autor: FRANCISCO VALTER LOPES

    Título: OS SENTIDO DA MORTE DE JESUS DE NAZARÉ

    Orientador: ANTONIO MANZATTO

    Linha de Pesquisa: TEOLOGIA SISTEMÁTICA

    Link da Tese

Intercâmbios 

Convênios 

Expediente 

Assistente de Coordenação: Rita
E-mail: secteologia@pucsp.br
Tel: (11) 2065-4614
Endereço: Campus Ipiranga - Avenida Nazaré, 993, Bloco 1

Conecte-se à PUC-SP